20 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Novos empreendimentos mudam 'cara' da principal entrada de Franca

Por Clara Meireles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Clara Meireles/GCN
Prédio em formato de paiol chama a atenção de quem passa pelo início da Alonso e Alonso

O encontro das avenidas Antônio Barbosa Filho e Alonso y Alonso, no Parque Francal, na principal entrada da cidade pela rodovia Cândido Portinari, ganhou nos últimos meses" estabelecimentos que mudaram a "cara" daquela região de Franca.

O que antes eram terrenos vazios se transformaram em prédios atrativos aos olhos. O que já havia na vizinhança também ganhou novos ares, decorrentes de reformas ou mudanças de empreendimento.

Das lojas inauguradas na região recentemente, destaque para a Cobasi, Sam’s Club e Oba Hortifruti. Este último abriu suas portas nesta quinta-feira, 19.

A petshop Cobasi foi inaugurada em 2022 no início da avenida Antonio Barbosa Filho. Onde antes havia apenas outdoors e mato, um prédio em formato de caixa chama a atenção por sua cor azul turquesa.

Seguindo pela avenida, um pouco mais à frente, mas do outro lado do córrego dos Bagres, o prédio vermelho do antigo Maxxi ganhou novas cores, também em tom do azul, para receber o atacarejo Sam's Club, transformando o maior imóvel da região e a visão de quem chega a Franca pela Portinari, vindo de Ribeirão Preto.

Voltando pela Antonio Barbosa Filho em direção ao shopping, está o tradicional Complexo Galo Branco. O posto de combustíveis e sua loja de conveniência têm a companhia de petshop, lojas de roupa e calçados, academia, bar e restaurante, além da vizinhança de uma distribuidora de bebidas

Logo em frente, a mais recente inauguração e com o prédio mais diferente, no formato de um paiol de fazenda. Lá, foi inaugurado nesta quinta o Oba Hortifruti, um varejão que promete trazer a fazenda à cidade.

“Nosso objetivo é, de fato, atender a população de Franca e região. Procuramos um ponto estratégico, de fácil acesso e de fácil circulação”, disse Alex Brito, CEO do Oba Hortifruti.

Os novos comércios contam com grandes estruturas que trouxeram beleza e uma sensação de “cidade grande”, aos olhos dos francanos Laurete Targino e seu marido, João Roberto, que moram próximo ao Sam’s Club.

“Dá sensação de cidade maior, está diferente, está parecendo que é um pouco São Paulo, o Mercadão... Tem de tudo, você já chega na entrada da cidade... Acho interessante”, disse a servidora pública. “Mudou o astral da cidade”, completou João Roberto, que é aposentado.

E não é só aquela região de Franca que está mais moderna. Mara Cristina mora no bairro Estação e conta que, assim como o Parque Francal, seu bairro também está passando por mudanças, como a abertura de um McDonald’s.

"A paisagem mudou muito, agora temos um condomínio, prédios, uma vista mais bonita mesmo. Franca está muito boa. Ficou melhor de passar por aqui e ver essa paisagem", disse ela. "Eu nunca vi uma decoração assim, diferenciada mesmo, parece que eu estou em Ribeirão", completou sobre o hortifrúti.