24 de dezembro de 2025
IMPASSE

Técnicos e auxiliares de enfermagem seguem sem o piso; categoria faz nova assembleia

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Parte dos trabalhadores do Hospital Regional de Franca está em greve há uma semana

O impasse sobre o pagamento do piso nacional dos técnicos auxiliares de enfermagem segue em Franca. A categoria exige o pagamento do piso salarial estabelecido por lei federal.

Os profissionais que atuam no Hospital Regional estão parados desde o dia 9 deste mês. Já os trabalhadores da Santa Casa e Allan Kardec estão em estado de greve, podendo paralisar os serviços a qualquer momento. Uma greve na cidade pode atingir até 1.100 profissionais da área de saúde.

O técnico em enfermagem Carlos Alexandre de Jesus, que trabalha na Santa Casa de Franca, disse que a instituição não informou nada a respeito do impasse. “A Santa Casa não nos responde. Fala que a verba não chegou, mas é estranho que o AME já tenha recebido o repasse”, declarou o profissional.

“Agora eles (hospital) estão alegando que temos que esperar 30 dias, mas não sabemos se o dinheiro irá chegar”, acrescentou Carlos.

A Santa Casa, que conta com aproximadamente 944 profissionais e é o hospital de referência da rede pública na cidade, foi procurada nesta segunda-feira, 16, mas não respondeu sobre o repasse da verba para poder efetuar o pagamento do piso aos profissionais.

O Sinsaúde (Sindicato dos Profissionais da Saúde de Franca) vem acompanhando as negociações e deverá realizar nova assembleia nesta quarta-feira, 18, para tomar decisões sobre a questão. Uma greve reunindo toda categoria não está descartada.

Posição da Santa Casa
A instituição havia divulgado nota semana passada explicando que “tem urgência em realizar o pagamento do piso da enfermagem para 944 de seus profissionais que atuam nos três grandes hospitais da instituição – Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – sendo que o recurso necessário foi repassado do Governo Federal ao Gestor SUS (Governo do Estado de São Paulo) no valor de R$ 3,8 milhões para realizar o pagamento do piso de acordo com a Lei 14.434/2022. Até o momento, a Santa Casa de Franca não recebeu o recurso – tendo sido informada que é necessário que haja a publicação de uma resolução que gera o mecanismo jurídico para a transferência do valor, que legalmente tem até 30 dias após a publicação da resolução para o repasse, o que ainda não ocorreu”.