24 de dezembro de 2025
CALENDÁRIO

Franca tem mais seis feriados até o fim do ano; confira

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Feriados aumentam viagens e podem trazer prejuízos a comerciantes

Falta pouco mais de dois meses para o fim de 2023, mas os francanos ainda terão muitos feriados pela frente. Depois do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, o município tem ainda mais seis feriados. Só no próximo mês, serão quatro.

Novembro nem chegou, mas tem tudo para agradar os francanos que apreciam o descanso de feriado. Das cinco semanas do mês, apenas uma não terá feriado.

O próximo feriadão será logo no dia 2, Dia de Finados, uma quinta-feira. Em seguida, no dia 15 de novembro (quarta), é feriado da Proclamação da República. Depois no dia 20 (segunda-feira), Dia da Consciência Negra. O aniversário da cidade garante o feriado da semana seguinte, 28 de novembro, numa terça-feira.

Já em dezembro, mais dois feriados: 8 de dezembro (sexta-feira), Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Franca, e o Natal (25) que será na segunda-feira.

Destinos mais procurados
Com a quantidade de feriados prolongados, os francanos aproveitam para viajar ao litoral brasileiro. Segundo agências de turismo da cidade, entre os destinos escolhidos estão as praias do nordeste, litoral paulista, Rio de Janeiro, além de Caldas Novas-GO.

“Devido aos feriados, aumenta a busca por pacotes de viagens. No segmento de pacotes  rodoviários, a preferência está sendo por Caldas Novas-GO e as praias do Guarujá, Bertioga e Ubatuba”, disse a agente de viagem Daniela Lamarca Silva Souza.

Apesar da procura já estar grande, a tendência é subir. “A expectativa é que nos próximos dias a procura aumente devido à proximidade das datas dos feriados”, afirmou Daniela.

Comércio
Para o comércio, os feriados podem causar prejuízos. De acordo com o economista Edgard Monforte, o deslocamento de famílias para outros locais diminui cerca de 10% das vendas na cidade. “Há um deslocamento de gasto local para outras regiões de turismo. Normalmente, são as cidades litorâneas que se favorecem com esses feriados prolongados”, afirma.

Quando há vários feriados seguidos, o impacto pode ser ainda maior. “O comércio sofre mais, o problema fica mais relevante. Geralmente, o comerciante procura se programar para tentar antecipar as compras. Assim, se perde o consumo nos dias do feriado, o consumo regular”,  conclui.