A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Ação Social, realizou uma operação "limpeza", na manhã desta sexta-feira, 29, em frente ao Centro Pop, que fica na Vila Formosa, região central da cidade.
Com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, os funcionários da Prefeitura retiraram várias barracas de moradores de rua que estavam instaladas na calçada em frente ao Centro Pop. O material retirado do local encheu dois caminhões-caçambas da Prefeitura.
Segundo o inspetor da Guarda Civil Municipal, Fernando Fernandes, não houve resistência dos moradores de rua que estavam alojados no local. “Foi uma operação de apoio à Secretaria de Ação Social que realizou uma limpeza no local que estava tomado por moradores de rua, mas ocorreu tudo sob controle”, disse o inspetor, apesar de vizinhos dizerem que houve muitos gritos e xingamentos contra os funcionários públicos.
A população do bairro vem sofrendo com perturbação, constrangimento e furtos desde a implantação do equipamento social no bairro. Eles também denunciam a existência de tráfico de drogas nas barracas instaladas naquele espaço.
A operação em frente ao Centro Pop foi coordenada por Iara Guimarães, diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Ação Social da Prefeitura, mas ela não quis dar entrevista sobre o trabalho e limpeza. Vários moradores de rua que frequentam o local também ficam alojados em barracas instaladas em um terreno particular a poucos metros do Centro Pop.
Em nota, a Prefeitura diz que "foi feito o atendimento e o encaminhamento das pessoas, que estavam no local, para o Serviço de Acolhimento".
Segundo o último levantamento, Franca tem cadastrados cerca de 700 moradores em condições de vulnerabilidade social.