Onze estabelecimentos, entre bares, adegas e restaurantes, foram fechados pela Prefeitura e estão impedidos de abrir desde a última sexta-feira, 22, no bairro Parque Universitário, zona Sul de Franca.
Uma ação da Vigilância Sanitária, junto com a Polícia Militar, pegou de surpresa donos de bares e adegas na rua Doutor Pedro de Toledo. Sem aviso prévio, estabelecimentos comerciais desta rua foram fechados, causando uma onda de indignação entre os proprietários.
Segundo os donos dos estabelecimentos, eles operavam regularmente, com alvarás de funcionamento e em conformidade com as exigências da Prefeitura. O proprietário de um dos bares fechados expressou sua indignação diante da situação.
"Trataram a gente como se fôssemos bandidos. Meu bar não tem bagunça, aqui as pessoas estão acostumadas a comprar cerveja e consumirem nas mesas no interior do bar. Estamos fechados há cinco dias e já tenho um prejuízo de, mais ou menos, R$ 8 mil, e eu nem sei o que há de errado com o meu bar", disse um empresário que preferiu não se identificar.
Outro comerciante, proprietário de uma adega, também afirmou que possuía autorização de funcionamento desde a abertura do estabelecimento, há dois anos, e nunca fora notificado sobre qualquer irregularidade.
"Minha indignação é porque eles alegaram que não posso abrir à noite. Mas, se é somente isso, por que estão me impedindo de trabalhar durante o dia? Ficou apenas um bar funcionando, e não conseguimos entender o motivo", disse o comerciante que também pediu para não ser identificado.
Os proprietários alegam ter ido à Prefeitura em busca de esclarecimentos e da possível regularização de alvarás, mas foram informados de que a pessoa responsável estaria de férias e só retornaria no próximo mês.
Outro lado
Segundo a Prefeitura, a Vigilância fechou os estabelecimentos porque constatou que não possuíam alvará para funcionamento e outros não podiam atuar depois das 18 horas. Ainda de acordo com a Prefeitura, os empresários deverão regularizar a situação para voltarem a funcionar. Ao todo, foram fechados 11 estabelecimentos.