A Rede VOA, concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo, incluindo a cidade de Franca, anunciou nesta segunda-feira, 25, a inauguração de seu novo CCO (Centro de Controle Operacional) com sede de Jundiaí. Com esse avanço tecnológico, a rede aprimora a centralização de acionamentos de emergência, segurança, e informações meteorológicas e de tráfego, abrangendo todos os aeroportos sob sua concessão.
O investimento de R$ 450 mil em equipamentos de ponta, incluindo servidores de última geração, telas de LED de alta definição, câmeras de monitoramento e informações sobre condições climáticas, "demonstra o comprometimento da Rede VOA com a segurança e a eficiência operacional em seus aeródromos", segundo a empresa.
De acordo com a informação, o novo CCO permitirá não apenas a centralização de acionamentos de emergência, mas também a padronização de rotinas operacionais, o acompanhamento em tempo real de ocorrências, o contato centralizado com órgãos públicos de segurança e emergência, além de oferecer um plano de capacitação contínua, incluindo treinamento em aeroportos com as forças de segurança. O CCO também será responsável pela centralização de tarifação e pelo acompanhamento das companhias aéreas.
A Rede VOA é uma das principais concessionárias de aeroportos no estado de São Paulo, com uma presença em 16 locais, incluindo, além de Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém, Jundiaí, Bragança Paulista, Ubatuba e Guaratinguetá. Seu objetivo é integrar a aviação regional, incrementando voos comerciais e executivos.