Atualizada com correção*
Franca registrou a maior temperatura do ano neste domingo, 24, segundo dia da primavera. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros marcaram 36,4ºC às 14 horas na cidade. Junto do calorão, a secura. A umidade relativa do ar estava em 20%, bem abaixo dos 60%, considerados ideais para a saúde humana.
As altas temperaturas são consequência de uma área de alta pressão que está estacionada na região Centro-Sul do país, onde está o Estado de São Paulo e, consequentemente, Franca.
No município, no extremo Norte paulista, nem mesmo a altitude de mil metros dá um refresco. A onda de calor é implacável. A mínima de 23,6ºC às 8 horas deste domingo esteve muito acima da temperatura máxima de muitos dias deste ano em Franca.
A maior temperatura do ano foi registrada no segundo dia da primavera. O recorde de 2023, até então, foi registrado em pleno inverno, com 34,4ºC na última semana, nos dias 20 e 22 deste mês.
Os 36,4ºC deste domingo são apenas 1,5ºC a menos que a maior temperatura registrada na história de Franca. O Inmet monitora o tempo na cidade desde 1961. De lá para cá, a maior temperatura da série histórica francana foi 37,9ºC, no dia 3 de outubro de 2020.
*a maior temperatura da história de Franca estava errada na primeira versão deste texto. Os dados foram corrigidos.