17 de dezembro de 2025
É CAMPEÃO

Sesi Franca Basquete, o maior do mundo

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete
Elenco campeão mundial do Sesi Franca Basquete

Capital do basquete do Brasil e, em 2023, do mundo. O Sesi Franca Basquete venceu o Telekom Baskets Bonn, por 70 a 69, na manhã deste domingo, 24, e conquistou o inédito título da Copa Intercontinental Fiba (Federação Internacional de Basquete) em uma partida histórica, disputada em Singapura. O título foi decidido no segundo final.

Os alemães tiveram a primeira posse de bola da partida, mas foram os brasileiros que anotaram os dois primeiros pontos após passe do ala Jhonatan Luz e arremesso convertido pelo ala-armador Georginho, que havia sido eleito melhor jogador contra o Ignite nesse sábado, 23.

Rebotes ofensivos e defensivos. O ala-pivô Lucas Dias e o pivô Márcio comandaram a equipe nesse quesito no quarto inicial. Já nas finalizações, o ala David Jackson foi o cestinha com cinco pontos. Final do primeiro período: Franca 18x13 Telekom.

Equilíbrio. A vantagem construída pelos brasileiros no quarto inicial foi desmantelada pelos alemães no segundo período. Braian Fobs e Harald Frei lideraram as ações ofensivas com arremessos de 2 pontos. Intervalo: Franca 34x34 Telekom.

As duas equipes se alternaram na frente do marcador ao longo de oito minutos no terceiro período. Faltando 1 minuto e 29 segundos, Santiago Scala entrou. Tempo suficiente para o armador argentino fazer sete pontos. Final do terceiro período: Franca 58x50 Telekom.

Teste para cardíaco. O jargão de Galvão Bueno se aplicou aos últimos 10 minutos da partida. Com muitos erros de finalização dos brasileiros, os alemães empataram a partida. O pivô Márcio enterrou e deu respiro a equipe.

A partida estava 69 a 68 para os alemães. O jogo havia acabado, mas o técnico Helinho Garcia pediu revisão. Os árbitros consultaram as imagens e recomeçaram a partida. Faltava 1 segundo e 9 milésimos. David Jackson cobrou lateral para Lucas Dias, que subiu e arremessou, faltando 9 milésimos. A bola, devagar, caiu na cesta. Franca 70x69 Telekom. Sesi Franca Basquete campeão mundial de 2023.

O cestinha da partida foi Glynn Watson com 16 pontos. Pelo Franca Basquete, Márcio anotou 15 pontos. Já o MVP da partida não poderia ser diferente: Lucas Dias.

"Estou muito feliz. Não consigo falar nesse momento. A cidade de Franca respira isso. No ano passado, passei um momento muito ruim de não conseguir meter uma bola na Copa América com a seleção contra a Argentina, no final. E hoje fiz no final. Sem palavras, e agora é só comemorar mesmo", disse o herói da partida, em entrevista ao final da partida.

Após dois vices campeonatos em 1975 e 1980, o Sesi Franca Basquete conquista o inédito título do Mundial de Clubes.