20 de dezembro de 2025
QUEM AGUENTA?

Rifaina pode chegar a 40°C no domingo; veja previsão na região de Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução
Orla da praia artificial de Rifaina; temperaturas sobem

De Restinga até Rifaina, de Itirapuã até Ribeirão Corrente. Nenhuma cidade da região de Franca escapa do calorão. Segundo o Climatempo, a previsão é que os termômetros voltem a subir nos próximos dias.

Se o plano é aproveitar o calorão, saiba que Rifaina pode não ser a melhor opção. Isso, porque a "prainha" pode chegar a 39°C no sábado, 23; e incríveis 40°C no domingo, 24.

O cenário é semelhante em toda região. A temperatura sobe nesta quarta-feira, 19, mas o ápice será no fim de semana. A variação pode chegar em 4°C entre os municípios.

Cristais Paulista, Franca, Itirapuã e Patrocínio Paulista registram máxima de 36°C no domingo. Em Restinga são esperados 37°C. Já Ribeirão Corrente, 38°C.

O meteorologista do Cepagri/Unicamp, Bruno Bainy, explica que à medida que setembro e outubro avançam, os dias se tornam mais longos, o que possibilita o aumento das ondas de calor.

"A intensidade da radiação solar que atinge a superfície aumenta após o inverno, resultando em maior energia solar e, consequentemente, em temperaturas mais elevadas".

Essa situação se agrava com a formação de uma área de alta pressão, impedindo que o frio consiga penetrar o interior do Brasil. "Estamos enfrentando a formação de um bloqueio atmosférico, um sistema frequentemente relacionado a uma alta pressão em altitudes mais elevadas na troposfera, o que impede a progressão de frentes frias pelo país".

Altas temperaturas e baixo índice de chuva. A combinação resulta em umidade relativa do ar atingindo até 10% na região. O percentual é abaixo dos 60% considerados ideais pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a saúde humana.

Nessa terça-feira, 19, Franca registrou o segundo dia mais quente do ano, com os termômetros marcando 33,8ºC. O recorde de 2023 são 33,9ºC marcados no 24 de agosto. O calorão, vale destacar, foi registrado em pleno inverno.

A estação - teoricamente - mais fria do ano termina nesta semana. A primavera tem início às 3h49 da madrugada do sábado, 23.