A audácia dos ladrões tem alcançado níveis surpreendentes. Furtos dos mais diversos objetos têm sido registrados nos últimos tempos em Franca. Um caso que chama a atenção, flagrado por uma câmera de segurança, foi a subtração do catalisador de um automóvel.
O crime aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira, 13, no bairro Residencial Nosso Lar, zona Norte da cidade. Dois suspeitos se aproximam de um veículo estacionado na rua Paulo Roberto Borges com outro carro e param sobre a calçada. Em seguida, um dos homens simula uma troca de pneu e sobe o Renault Sandero com um macaco e rouba a peça em poucos minutos. Pela imagem captada, os criminosos aparentam usar uniformes.
O dono do automóvel que teve o componente furtado parou em frente a sua casa para almoçar. Quando entrou no carro para voltar ao trabalho ouviu um barulho estranho. Pensando ser algum problema foi a uma oficina mecânica, onde descobriu que havia sido vítima de ladrões.
Depois do prejuízo com a reposição do catalisador - cerca de R$ 2 mil -, o homem procurou a polícia para o registro do boletim de ocorrência. O caso será investigado.
O catalisador automotivo, peça usada há cerca de 30 anos em carros no Brasil para redução de gases poluentes, tem na composição do filtro interior da peça metais valiosos, raros e caros, como paládio, platina e ródio, responsáveis pelas reações químicas que reduzem as emissões. O grama destes materiais é mais caro que o ouro.