Caixas de papelão, canaletas, cartela de ovos, copos, galhos de árvore, garrafas de plástico e vidro, isopor, latinhas, livros e revistas, madeiras, pisos e restos de construção, pneus, retalhos de couro, sacolas de supermercado, sacos de lixo, tijolos e trapos.
Se todo esse lixo não foi suficiente, ainda tem raque e sofá. A descrição é de lixão, mas tudo pode ser encontrado em uma estrada de terra, que é continuação da avenida Coelho Neto, no bairro Ipanema, na zona Norte de Franca.
Uma moradora de 72 anos, que preferiu não se identificar, reclama da sujeira nas imediações da Coelho Neto. “Tem muito lixo nesse pedaço de terra, na saída para as fazendas. As pessoas reclamam mesmo (...) você olha ali nos eucaliptos, o que tem de lixo jogado. E lá está escrito que é proibido jogar entulho”.
Segundo o aposentado Djalma Resende Santana, de 70 anos, a Prefeitura de Franca até realiza a limpeza, mas a estrada sempre é “emporcalhada” novamente. “Os moradores que fazem a sujeirada, joga os trens, joga lixo. De vez enquanto aparecem uns cavalos aqui, os meninos são danados”.
Outro problema são os animais soltos. A reportagem do Portal GCN/Rede Sampi visitou a região na manhã desta terça-feira, 12, e flagrou dois cavalos vagando pela estrada de terra. “É muito perigoso. Às vezes a noite a gente não enxerga. Tem que prestar bastante atenção”.
A Prefeitura de Franca informou que a limpeza do local é feita semanalmente. A última foi realizada na quarta-feira, 6, e a próxima está prevista para esta quinta-feira, 14.
A fiscalização das áreas de descarte irregular é feita pela Guarda Civil Municipal. Denúncias podem ser realizadas através dos telefones 153 ou 3724-1033, ou pelo aplicativo Ecofranca, disponível na Play Store e na App Store.
Por ele, a população pode realizar denúncias de descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus tratos e abandono de animais.
A população também pode realizar o descarte no Ecoponto do City Petrópolis, localizado na avenida São Pedro, 1.200. O espaço recebe pequenos volumes, como de construção civil, inservíveis e recicláveis.
Já em caso de animais, os telefones 153 ou 3724-1033 do Canil Municipal estão disponíveis para contato.