24 de dezembro de 2025
NOVELA

Inacabada, obra no Córrego Engenho Queimado completa 10 anos

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo
Obras na região do córrego Engenho Queimado se arrastam há 10 anos

Uma das obras mais esperadas pelos moradores da região Oeste de Franca ainda não foi concluída. A revitalização do Córrego Engenho Queimado teve início há 10 anos com a promessa de acabar com os problemas de enchentes e inundações que atingiam as casas nos dias de fortes chuvas, principalmente dos moradores do jardim Palmeiras.

A obra começou em agosto de 2013, no governo do próprio prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que agora terá a chance de concluir os serviços. A revitalização de toda extensão do córrego é proveniente da formalização do termo de compromisso assinado com o Governo Federal. Estimada em R$ 11,7 milhões, a obra foi dividida por etapas.

Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Nicola Rossano, o governo federal atrasou repasses de verba e a Prefeitura ainda sofreu com o desinteresse de empresas para a realização de alguns serviços. “Atrasos de repasses federais e licitações desertas fizeram que o prazo não fosse cumprido”, disse Rossano.

Nicola Rossano disse que 90% da obra já foi executada, com a construção de pista de caminhada, recuperação das áreas degradadas, instalação de equipamentos comunitários e contenção do canal. A etapa restante se refere à duplicação de bueiros.

A Prefeitura ainda tenta a liberação de cerca de R$ 6 milhões, parte da verba federal, e deve abrir processo licitatório ainda neste ano para a conclusão da última etapa da obra. “A Secretaria de Infraestrutura está finalizando a atualização dos valores e logo será publicada a nova licitação para as obras de duplicação do bueiro”, disse Nicola.

Enquanto isso, moradores dos bairros que margeiam o córrego seguem apreensivos. Recentemente, algumas famílias tiveram suas casas alagadas, o que provocou rachaduras nos imóveis, além de prejuízos com materiais eletrodomésticos, colchões, roupas e até mantimentos.