Flamengo participando do Brasileirão do CBB e do NBB? A possibilidade do rubro-negro carioca de competir em ligas antagonistas estampou os jornais nessa quarta-feira, 6. Mas, e o Sesi Franca Basquete cogita a hipótese? O presidente Luís Aurélio Prior foi incisivo na resposta: “Somente o NBB”.
O imbróglio começou após a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) retirar a chancela da LNB (Liga Nacional de Basquete) e, com isso, o NBB perder a condição de campeonato nacional. O resultado é que, em teoria, a competição passa a não oferecer as vagas brasileiras para os torneios internacionais - mas ainda há indefinições sobre como será nesta e nas próximas temporadas.
A decisão não diminuiu o fôlego do NBB, que tem recorde de clubes participantes na temporada 2023/2024. Ao todo, 19 equipes disputarão o título. Com oito equipes, o Estado de São Paulo é o recordista na competição.
O time francano busca o tricampeonato. “A posição do Sesi Franca é disputar somente o NBB, somos fundadores da Liga e ela se fortalece mais a cada ano”, afirma Prior.
A discussão ganhou força após o Flamengo cogitar a possibilidade de disputar os dois campeonatos. A decisão caberia ao presidente do clube, Rodolfo Landim.
“Somos LNB e entendemos que o NBB é o melhor e maior campeonato do Basquete Brasileiro, onde os principais times participam com os principais jogadores em atividade”, finaliza.