O tradicional desfile de 7 de Setembro, que em 2023 comemora os 201 anos de Independência do Brasil, aconteceu na manhã desta quinta-feira, na avenida Presidente Vargas, em Franca.
Com grande público cercando os dois lados da avenida, as celebrações começaram às 8h05 com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Franca pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB), pelo presidente da Câmara Municipal, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e o comandante da Polícia Militar em Franca, Major Felício.
O Corpo de Bombeiros abriu o desfile. Separados por alas, os representantes da Pastoral do Menor cortaram a avenida em seguida.
Os projetos esportivos financiados pela Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) estiveram presentes. Tradicionais escolas da cidade, como "Barão" e "Suely Machado", também passaram pela Presidente Vargas.
A sapateira Juliana Alves, de 39 anos, foi ao desfile para ver o filho e já aproveitou para apreciar outras atrações. "O meu menino estuda no Leporace, no ensino fundamental. Tem que ter todo ano. É bonito. As crianças participam e interagem também com a cultura".
Uma das atrações mais aguardada pelo público, o Tiro de Guerra de Franca passou com os atiradores marchando, segurando os fuzis e com o rosto pintado, ao som de sua fanfarra.
O prefeito Alexandre Ferreira enalteceu o desfile e a importância de comemorar a data. "Hoje é um dia de hastear a bandeira, escutar o hino nacional e preservar a memória de todos que passaram pelo Brasil, mas, principalmente, preservar o país independente e soberano".
Figuras conhecidas do público francano, como o ex-jogador de basquete e multicampeão por Franca, Chui; o vereador Claudinei da Rocha (MDB); e o padre Ovídio Alves de Andrade também participaram das comemorações.
Sem grandes intercorrências, carros antigos foram os últimos a cruzarem a avenida, encerrando o desfile de 7 de Setembro às 9h23.