A Diocese de Franca suspendeu das Ordens, nesta terça-feira, 5, o padre Ferdinando Henrique Pavam Rubio, que era vigário da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim. Segundo a igreja, o pedido partiu do próprio religioso.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Diocese afirma que acolheu o pedido do padre Ferdinando e o dispensou das obrigações sacerdotais e do celibato - abstinência sexual.
O documento afirma que, a partir desta terça, padre Ferdinando deixará as suas funções pastorais e ficará suspenso de Ordens ad cautelam, até que se obtenha a decisão do Vaticano.
Por telefone, a Diocese de Franca informou à reportagem do Portal GCN/Franca que o pedido de padre Ferdinando se deu por "motivos particulares", sem dar detalhes.
A reportagem também entrou em contato com a paróquia Santa Luzia, onde foi informada que apenas o pároco Aparecido Raimundo de Souza Meireles poderia falar sobre o assunto, mas, em duas ocasiões, ele não estava no local.
Padre Ferdinando também foi contatado pelo GCN, e não atendeu as ligações.
Ferdinando Henrique Pavam Rubio tem 41 anos de idade e foi ordenado padre em 17 de julho de 2015. Permaneceu na paróquia Santa Luzia por cerca de um ano. Ainda não há informações sobre o substituto do padre na função de vigário.
No comunicado, a Diocese de Franca pede que, "acima de quaisquer especulações, unamos-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida".