24 de dezembro de 2025
SAÚDE

Santa Casa anuncia mais 20 novos leitos e cobra a verba prometida pelo Estado

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Hospital anuncia a instalação de mais 20 novos leitos para paciente da rede SUS

A Santa Casa de Franca anunciou nesta segunda-feira, 4, a conclusão da instalação de mais 20 novos leitos de internação na rede SUS. A implantação das vagas faz parte de um acordo que compreende um total de 55 leitos prometidos pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, através do secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva.

A implantação dos leitos foi por etapas. Logo após o anúncio feito pelo representante do Governo Edson Rogatti, em visita a Franca, foram abertos 10 leitos em julho e outros 10 em um prazo de 30 dias.

Agora a cidade conta com 330 leitos de internação para média e alta complexidade. Esse é o número que os levantamentos realizados pela Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Franca apontam para que a escassez de vagas seja resolvida momentaneamente, até a construção do Hospital Estadual, cujas obras estão em andamento.

Ao mesmo tempo em que a diretoria da Santa Casa anuncia os novos leitos, ela cobra os recursos para colocar os serviços em operação. “A Diretoria Administrativa do Grupo agora necessita de publicação no Diário Oficial pelo Governo do Estado de São Paulo para que possa iniciar efetivamente o atendimento aos pacientes”, diz, em nota.

A instituição afirma que aguarda financiamento de 9 leitos pelo Ministério da Saúde e 40 leitos pelo Governo do Estado de São Paulo.

A falta de vagas SUS teve um pico gravíssimo em Franca no primeiro semestre deste ano, com pessoas aguardando vagas de internação até por uma semana nas unidades de emergência do município.

Além da Câmara debatendo o assunto através de audiências públicas, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), os deputados eleitos com base em Franca, Delegada Graciela (PL) e Guilherme Cortez (Psol), também se envolveram na questão em busca de uma solução para o caos que a cidade vive.