Para superar uma depressão e conseguir sair de um relacionamento abusivo, Fabiana Mendes Marques, de 47 anos, encontrou na solidariedade a força que precisava. Há 12 anos, Bia, como é conhecida, está à frente de um projeto que tem a finalidade de ajudar pessoas acamadas em Franca.
O grupo que ela lidera promove ações também voltadas para crianças carentes da cidade e para os filhos das próprias pessoas acamadas com algum tipo de comorbidade.
Por muitos anos Bia não contava com um local específico para abrigar as doações, e tampouco para realizar seus bazares. Agora ela deixou a garagem de sua casa, se transferindo para uma sala do tradicional Clube dos Bagres, no centro da cidade, o que necessitava de uma estrutura para que as ações seguissem sendo desenvolvidas na cidade.
O novo espaço oferece estrutura para guardar cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas, latas e potes de alimentação especial, e também para expor e comercializar roupas e outros produtos no bazar. O projeto ‘Voluntários 100% Legal’ começou tímido e atualmente conta com 330 pessoas cadastradas,
Bia comemora poder contar com um cômodo para manter seu projeto em atividade permanente. “Através de um amigo, que se chama Naftal Fernandes, consegui um espaço no Clube dos Bagres. Ele sabe do meu trabalho, expliquei minha situação dizendo que estava precisando de um local, de uma estrutura para poder desenvolver meu projeto. Consegui o espaço sem custos por um ano. Depois desse prazo a gente vê como fica”, explicou Bia.
Há anos Bia encontrou nas ações em prol dos necessitados a maneira de esquecer uma forte depressão, resultado de um casamento de muito sofrimento. “Eu resolvi me dedicar às pessoas. Hoje sou muito grata, feliz por fazer o que mais amo, poder ter um projeto e ajudar pessoas que sofrem de depressão e também estão acamadas, como eu fiquei na época”, conta.
Bia disse que todas as doações são bem-vindas e que não conta com verba pública para tocar seu projeto. “São muitas pessoas e estamos precisando de doações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, fraldas, dietas (alimentos)”.
As ações desenvolvidas por Bia e seu grupo atende também os filhos das pessoas carentes e aquelas crianças que também enfrentam problemas de saúde. O grupo entrega brinquedos a várias crianças no Dia da Criança e na data em que se comemora a Páscoa, com a distribuição de ovos de páscoa. “Todos os anos no Dia da Criança (12 de outubro) nós atendemos mais de mil crianças carentes. Por isso pedimos doação de brinquedos e saquinhos de surpresa com balas, pirulitos, bexigas e outros itens para montarmos os kits”.
Uma das maiores apostas de Bia para manter o trabalho solidário de pé é um bazar com estrutura mais ampla. “Quem quiser ir conhecer o projeto, agora é só ir ao Clube dos Bagres, podendo levar também a sua doação. Não temos patrocinador, fazemos um trabalho de formiguinha e o que recebemos é revertido às pessoas que necessitam na nossa cidade”.