Um portal afiliado à rede
13 de maio de 2024

TRÂNSITO

Barbeiragem nas ruas: veja os principais erros dos motoristas em Franca

Estudos da Arteris ViaPaulista, relatórios de multas e o dia a dia dos motoristas relatam os perigos do trânsito francano; confira.

Por Jéssica Reis
da Redação

02/09/2023 - Tempo de leitura: 3 min
GCN/Rede Sampi

Arquivo/GCN

Confusão entre motoristas de carros e motos: comum no cruzamento das avenidas na região do Distrito Industrial e bairro São Joaquim

Que o trânsito francano é motivo de desconfiança e até piadas todo mundo sabe, mas o problema é que os números mostram que, de fato, o motorista francano comete muitos erros diariamente.

O motorista Fernando Cardoso, que trabalha com transporte via aplicativo, disse que diariamente vê situações perigosas. “O francano não sabe dar seta para virar, estaciona em lugar perigoso, passa sinal vermelho e fecha os outros carros como se não houvesse lei. Precisamos dirigir por nós e pelos outros. Aí, quando sofrem acidente, culpam a rua, sinalização, mas ninguém vê as barbeiragens cometidas diariamente em Franca”, desabafou.

Recentemente, o GCN trouxe informações divulgadas pela Arteris ViaPaulista, concessionária que administra rodovias na região, que realizou um estudo relativo ao primeiro semestre de 2023. No documento, é apontado que 41% dos passageiros não utilizam o cinto de segurança no banco traseiro dos veículos.

Foram seis dias de pesquisa, na qual 6.963 carros foram abordados ao longo de 720 quilômetros, na região de Franca. A Ronan Rocha e a Cândido Portinari fizeram parte do estudo. Foram analisados os comportamentos de 11.516 de usuários, entre motoristas e passageiros de carros, utilitários, caminhonetes e caminhões. Uma das conclusões: quase a metade dos passageiros abordados não utilizava o cinto de segurança no banco de trás, e 8% dos passageiros do banco da frente deixaram de usar o dispositivo de segurança.

Punições
O dado da pesquisa pode ser comprovado pelo relatório divulgado pela Prefeitura de Franca, na aba “Relatório de Multa”, no site oficial da administração pública. No relatório de registros de janeiro até maio deste ano, foram multados 2.568 motoristas, que não utilizavam cinto de segurança ao dirigir.

Essas multas somam arrecadação de R$ 501.350,64. Além do cinto, 1.126 francanos foram multados por utilizar ou segurar o celular ao estar na direção de um carro. Outros números que se destacam são os 279 motoristas multados por ultrapassar o sinal vermelho.

Reclamação
A reportagem do GCN recebeu uma reclamação via WhatsApp do francano Vitor Hugo, que disse estar preocupado com o trânsito na região da Avenida Doutor Chafic Facury. “Depois que recapearam a avenida, o lugar ficou perigoso, porque os motoristas passaram a abusar da velocidade, e como ali não tem lombo-faixa ou faixa-elevada, a situação ficou complicada”, explicou.

O GCN conversou com a assessoria da Prefeitura de Franca sobre o questionamento do munícipe. Em nota, a administração pública explicou que, ao longo desta avenida, existem redutores de velocidade e que foram feitos estudos para a instalação de novos redutores de velocidade em locais que atendam aos requisitos exigidos pelas normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Victor Hugo ainda destacou que são frequentemente feitas conversões perigosas no local. “Seria ideal proibir conversão como na avenida Presidente Vargas e avenida Hugo Betarello”, concluiu.

Questionada, a Prefeitura disse que o Departamento de Trânsito fará uma análise no local para adotar as providências necessárias. A administração pública fez questão de destacar que realiza campanhas de conscientização dos motoristas, através das redes sociais da Prefeitura e divulgação em veículos de comunicação, além de palestras educativas ministradas pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, através do convênio de trânsito entre o município e o Estado.