22 de novembro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Governo Alexandre tem 65% de aprovação, diz Paraná Pesquisas

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes Sociais
Prefeito Alexandre Ferreira, segurando mão de criança, durante inauguração da Cepel do Samelo Woods

Próximo dos mil dias à frente da Prefeitura de Franca, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) tem 65,6% de aprovação do eleitorado, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 30, pelo Paraná Pesquisas, em parceria com o Portal GCN/Rede Sampi.

“Responsabilidade imensa”. Assim, o emedebista tratou o resultado positivo obtido na pesquisa de aprovação de sua gestão. “As pessoas hoje confiam no governo, confiam naquilo que a gente está fazendo. Isso tem uma importância muito grande e reverbera na intenção de voto, como a pesquisa mostra. Então é importante isso para nós”.

Leia mais:
GCN/Sampi/Paraná Pesquisas mostra Alexandre à frente na disputa pelo comando de Franca

Alexandre fez críticas à gestão do ex-prefeito Gilson de Souza, e disse que o percentual passa pelo trabalho de “consertar” o que pegou desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2021. “Uma Prefeitura bem desestruturada, sem uma condição administrativa decente para oferecer para o francano aquilo que ele merece”.

O levantamento aponta que a aprovação do prefeito é superior a 60% em todos os grupos econômicos e sociais. O perfil predominante é de homens, com 60 anos ou mais, com ensino superior e não sendo PEA (População Economicamente Ativa).

A desaprovação sobre a administração do chefe do Executivo francano foi de 29,8% entre os entrevistados. Já 4,6% não souberam ou não optaram responder a pesquisa.

Ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
Questionados sobre como avaliam a administração Alexandre Ferreira, 7,2% dos entrevistados responderam como “ótima”. O percentual sobe para 40,4% como “boa”. Já “regular” aparece com 35%.

Com uma visão negativa sobre o mandato, 8% responderam que consideram a gestão “ruim”. “Péssima” representa 8,4% dos eleitores. Por fim, 1,4% não souberam ou não opinaram no levantamento.

Maior problema
Nem tudo é vitória. “Tendão de Aquiles” do primeiro governo Alexandre Ferreira, a Saúde Pública foi apontada por 40% dos eleitores como “maior problema” a ser resolvido.

O emedebista aponta os investimentos que estão sendo realizados para melhorar o setor. “Vamos entregar as unidades básicas, entregar as escolas e entregar um hospital regional, que foi pleiteado por anos e anos por muita gente, e a gente conseguiu isso”.

Dividindo a última colocação da pesquisa, “Aposentadoria/INSS”, “Infraestrutura” e “Investimentos no Comércio Local” foram apontados como maior problema apenas por 0,5% da população, cada.

A Pesquisa
Para realização da pesquisa foram ouvidos 741 eleitores, com 16 anos ou mais, sendo classificados conforme gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, entre os dias 25 e 28 de agosto. Com margem de erro de 3,7% pontos percentuais, o grau de confiança é de 95%.