Uma idosa de 79 anos prestou queixa à polícia após levar um soco no rosto, dado por uma passageira dentro de um ônibus da Viação Cometa em viagem de São Paulo a Franca. O episódio aconteceu no último fim de semana e foi motivado pela agressora ter se incomodado com a prótese na perna da vítima.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Franca, a aposentada Cândida do Carmo Rosa embarcou no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo na noite de sexta-feira, 11, para se encontrar com o marido em Franca, pois estão de mudança para a cidade.
Durante a viagem, ficou com pouco espaço depois que a passageira reclinou a poltrona e não conseguia se movimentar, o que gerou o desentendimento. A agressão aconteceu logo depois da parada em um posto na rodovia dos Bandeirantes, em Cordeirópolis.
“Eu estava sentada e ela disse que eu estava incomodando. Cheguei para trás, mas a prótese incomoda e eu preciso me movimentar. Ela disse que não interessava e foi ao motorista dizer que eu estava incomodando, mas ele seguiu a viagem. Ela fechou a porta da cabine e já veio para cima de mim e me deu o soco no rosto. Aí o passageiro de trás veio segurar ela, senão me bateria mais”, disse.
O motorista foi comunicado do ocorrido, e em vez de parar em uma base da Polícia Rodoviária seguiu viagem. Ele informou que faria a parada apenas se as duas passageiras ficassem no posto policial para o registro da ocorrência, pois não queria prejudicar os demais viajantes.
A revolta da idosa foi ainda maior pois a agressora também fez insultos de cunho racista. “Ela falou ‘não quero nem saber, sua nêga (sic)’. Eu respondi ‘sou nêga e não te devo nada’. A gente não merece isso. Achei muito triste, foi muito humilhante. Muito mesmo”, lamentou.
A acusada da agressão desceu do ônibus na rodoviária de Ribeirão Preto. A idosa conseguiu sua identificação e apresentou os dados à polícia para a denúncia. O caso foi registrado como lesão corporal e será investigado.
Em nota, a Viação Cometa informa que "os passageiros podem acionar o motorista durante a viagem por meio do interfone instalado em todos os ônibus, ou nas paradas ao longo do trajeto, caso haja alguma emergência ou situação de ameaça, pois ele está apto e treinado para tomar decisões de acordo com a situação. Nesses casos, a empresa enfatiza que os clientes devem acionar as autoridades para registro de ocorrência. A Viação Cometa reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar dos seus passageiros".