Um cão está abandonado em uma casa há quase 15 dias sem comida e água. Uma família que morava no imóvel localizado na rua Ivete Vitoriano de Paula Garcia, 1948, Jardim Aeroporto III, zona sul de Franca, mudou-se da residência e deixou o animal, de porte médio, trancado no quintal.
Moradores vizinhos disseram nesta quinta-feira, 10, que vêm tratando e disponibilizando água para o animal. “A casa é afastada, toda fechada e o muro é alto. A gente vem jogando comida para o cachorro por cima do portão. Também damos água para ele através de uma fresta do portão utilizando garrafa pet”, conta Pedro Luís dos Santos, que mora duas casas próximas do local.
Pedro diz que o cão não incomoda a vizinhança, apenas late quando fica com fome e sede. “Eu tenho 81 anos e tenho dificuldades para dar comida para ele. Eu fico com muita dó. Os vizinhos vêm se revezando para tratar do cachorro. Ele é preto com manchas brancas, mas não sabemos o nome dele. Alguma ong poderia resgatá-lo”, acrescentou o vizinho.
Por sua vez, uma vizinha de nome Adriana diz que moravam na casa uma mulher e uma criança. “Quando eles moravam aqui, eles deixavam o cão ficar na rua, mas mudaram-se e o trancaram no quintal. É uma judiação”, disse.
A Prefeitura de Franca informou que, em casos de maus tratos de animais, a Guarda Civil Municipal deverá ser acionada para averiguação, visando identificar o proprietário que, quando localizado, recebe um auto de infração e responde por abandono e maus tratos. Os telefones da Guarda Civil são 153 e 3724-1033.