24 de dezembro de 2025
DANÇA URBANA

Grupo de francanos é destaque no maior evento de Danças Urbanas da América Latina

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Grupo AYA em apresentação no Festival FIH2 Danças Urbanas da América Latina

Um grupo de dançarinos francanos vem se destacando nacionalmente. O Centro de Danças Urbanas Aline Silva criou o grupo AYA, com o objetivo de se tornar competitivo em diversos festivais no país. No último final de semana, os dançarinos estiveram em Curitiba-PR, no FIH2, o maior evento de Danças Urbanas da América Latina.

Os dançarinos criaram um projeto representando a história do Franca Basquete. Formado por 30 alunos, sendo 15 de 10 a 14 anos e 15 de 15 a 35 anos, o grupo mantém 4 coreógrafos, 3 são de Franca e 1 de Manaus. “Montamos esse trabalho com a história do Franca Basquete com o intuito de levar a cultura da nossa cidade para o mundo das Danças Urbanas em vários eventos pelo Brasil”, contou Aline Silva, diretora e coreógrafa do grupo AYA.

O evento FIH2 é considerado o maior festival de dança urbana na América Latina, conta com mais de 3.2 milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 40 mil pessoas. “Ficamos muito felizes de levar nosso trabalho para Curitiba. Recebemos um ótimo feedback de grandes nomes da dança urbana”, disse Guilherme Tavares, um dos dançarinos do grupo.

Durante a apresentação, o grupo narra a história do Franca Basquete por meio de performance e dança.