O advogado Lucas de Lima Roberto foi agredido pelo investigador da Polícia Civil Leonardo Tofetti nessa quarta-feira, 5, em Batatais, município a 52 km de Franca. O vídeo das agressões viralizou nas redes sociais.
As imagens mostram o policial discutindo com o advogado. Segundos depois, Tofetti diz: “Aqui você vai achar”. Quando Lucas o questiona sobre a frase, leva uma cabeçada, é empurrado e cai na rua.
Com o advogado caído, o policial dispara: “Você está enchendo muito saco. Você é um bosta, rapaz. Você é um bosta”.
Tofetti chuta Lucas caído. Outra pessoa, aparentando ser investigador, tenta separá-los, mas o policial segue ofendendo o advogado. “Estou cansado de você me enfrentar na delegacia. Seu merda. Vai tomar no seu c*”.
Lucas diz que está fazendo seu trabalho, e leva um tapa no rosto de Tofetti.
O caso
Segundo apurado pela reportagem, a Polícia Civil flagrou um homem furtando motos. Quando identificou o suspeito, foi até sua casa. Chegando ao local, o advogado Lucas questionou se tinham mandado de busca, caso contrário não entrariam, iniciando a discussão seguida de agressões.
OAB Batatais
Em nota publicada na manhã desta quinta-feira, 6, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Batatais repudiou as agressões físicas e morais sofridas pelo advogado Lucas de Lima Roberto nessa quinta-feira.
“A humilhação verbal e física atingiu a esfera moral e ética de toda classe da advocacia, indignando a todos (...) a OAB da 51ª Subseção de Batatais repudia esse ato de desrespeito aos direitos e princípios dos cidadãos e advogados”, diz o texto.
A nota também diz que a instituição deslocou advogados até a delegacia para acompanhar os desdobramentos do caso.
“Serão tomadas as medidas criminais, auxiliando o colega no acompanhamento do inquérito, medidas administrativas junto à corregedoria e, internamente, elaborar de ofício um desagravo, sendo ainda agendado pela Seccional reunião com a cúpula de Polícia Civil, secretário de Justiça e Ouvidoria da Polícia Civil”.
A OAB finaliza se colocando à disposição da Justiça para os esclarecimentos dos fatos.
OAB São Paulo
A OAB São Paulo também se posicionou sobre as agressões sofridas por Lucas de Lima Roberto. A instituição pediu o afastamento imediato do policial agressor, além de demissão, após processo administrativo.
Advogado e Seccional
A reportagem buscou contato com a vítima e com o delegado da Seccional de Franca, Wanir José da Silveira Júnior, responsável por Batatais, para comentar o caso, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.