27 de dezembro de 2025
OBRA MINEIRA

Reforma de rodovia que liga Rifaina a MG gera polêmica com rancho do governador Zema

Por | da Redação*
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Reprodução
A estrada esburacada e o rancho do governador

O estado das rodovias mineiras são palco de muitos acidentes e alvo de reclamações. Por conta disso, o governo do Estado de Minas Gerais anunciou investimento R$ 142 milhões na recuperação, recapeamento e reforma de inúmeros trechos.

O anúncio do investimento, porém, gerou polêmica com o nome do governador de MG, Romeu Zema (NOVO), pois entre as rodovias que serão recapeadas está uma estrada que vai direto para o “Rancho Zema”, em Rifaina, na região de Franca, que é de propriedade da família de Zema.

Nesta 6ª feira, 23, o jornal O Globo publicou reportagem intitulada “Piscina, beira de rio e píer particular: conheça o ‘Rancho Zema’, cujo acesso será reformado pelo governo de MG”.

O jornal lembra que o rancho do governador fica situado na divisa como o Estado de São Paulo e a cidade de Rifaina “atrai muitos turistas por conta da Represa de Jaguara, barreira formada por uma hidrelétrica no Rio Grande, que separa Rifaina do Sacramento, já em Minas”. De ambos os lados do curso d’água, há uma vasta oferta de hotéis e pousadas, alguns deles de alto padrão, prossegue a matéria.

Nesse cenário, a propriedade de Zema, segundo a matéria, fica próxima a uma ampla área verde de proteção ambiental, a cerca de 12 quilômetros da Usina Hidrelétrica de Jaguara. O governador e parentes já compartilharam momentos no rancho, diz a reportagem. A mãe do governador, por exemplo, chegou a mostrar uma piscina em meio a árvores e gramado “bem cuidado”. Em outra foto, é possível ver uma pequena embarcação atracada no píer.

Segundo O Globo, a propriedade pertence à família de Zema há muitos anos. Na virada do ano de 2019 a 2020, o governador passeou de barco e praticou esportes aquáticos, “com direito a mergulho nas águas da represa, um dos principais atrativos da região”.

Posição do governo
Em nota, o governo de Minas Gerais se defendeu afirmando que as decisões da atual gestão se baseiam em preceitos técnicos e que o segmento de 107 km da MG-428 não recebe melhorias há décadas, tendo recebido só operações tapa-buraco nesse período. 

Uma avaliação técnica teria sido feita no início do ano e constatou defeitos em toda pista, e além disso, foi adotado como critério para investimento das estradas a análise técnica do DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem).

Obras anunciadas
Segundo o Governo de Minas, as obras fazem parte de um conjunto de intervenções anunciadas para recuperação funcional de sete rodovias do Triângulo e do Alto Paranaíba. São cinco editais que somam R$ 142 milhões em investimentos e devem beneficiar 1,5 milhão de mineiros. O edital foi aberto pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em 6 de junho.

Entre elas, o governo decidiu recuperar 107 quilômetros da rodovia MG-428, que vão do entroncamento com a BR-262, em Araxá, até a divisa com São Paulo, em Rifaina.

Também serão recuperados 29 quilômetros da MG-190, entre os entroncamentos da BR-262 e da MG-464, próximo a Sacramento; além do trecho de 51 km da MG-464, entre os entroncamentos da BR-050 e da MG-2520. 

As intervenções têm previsão de acontecer em três etapas. Primeiro, o pavimento será corrigido e nivelado com uma nova camada de asfalto, entre outros ajustes. Depois, será aplicada uma camada superior de revestimento asfáltico, com melhoria nas condições de direção. A última etapa prevê a finalização de pintura horizontal, revisão de sinalização vertical e restabelecimento dos dispositivos de drenagem.

*Com informações de Jéssica Reis/GCN