15 de dezembro de 2025
ESTADO LAICO

MP quer derrubar lei que obriga show gospel na Expoagro; prefeito não se opõe

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Público aguarda show durante Expoagro de Franca 2023

Você foi ao show da cantora Mari Borges no Parque de Exposições “Fernando Costa” no mês de maio deste ano? Se a resposta foi não, possivelmente perdeu a última atração gospel da Expoagro de Franca.

O Ministério Público do Estado de São Paulo pretende derrubar a lei municipal que obriga a realização de show gospel na festa agropecuária, e o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) não se opõe a eventual decisão da Justiça nesse sentido.

Em ofício enviado ao MP, o chefe do Executivo de Franca disse estar ciente da ação e “não tem interesse em impugnar a pretensão buscada, de modo que aceitará o pronunciamento judicial”.

O órgão público entende que a lei 7.236 - 2009, de autoria do então vereador Josivaldo Silva Vilas Boas, o “Bahia”, e sancionada pelo ex-prefeito Sidnei Rocha, fere o princípio da laicidade do Estado, sendo inconstitucional.

“Representa uma indiferença àqueles que seguem outras religiões e que não seguem religião alguma, ou seja, tratamento desigual sem qualquer justificativa razoável”, manifestou-se o MP em matéria publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi no dia 22 de abril deste ano.

Também foi apontado que a Câmara Municipal não tinha poder para elaborar este tipo de lei. “A atividade legislativa extrapolou os limites da iniciativa parlamentar, na medida em que impôs à Administração Pública que organiza a Feira Agropecuária de Franca a obrigação de incluir shows de música gospel e ecumênica no evento”, destacou o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo.

Com base nestes argumentos, o procurador pede que a lei municipal que obriga a realização de show gospel na Expoagro seja declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP).