Animes, mangás, games e rock japonês andam entrelaçados com a cultura otaku. Em Campinas, no entanto, nos últimos anos, esse movimento perdeu força. Isso até um desafio em uma mesa de bar terminar na Otaku Edition Party, evento que reúne centenas de otakus na Metrópole.
O idealizador da festa é Lucas Isnfran Caramuru, mais conhecido como Tokage. Apaixonado pela cultura japonesa, ele conta que sentia falta de eventos do tipo em Campinas. Assunto que era conversa em um bar com os amigos, no início do ano passado.
“Conversa vai, conversa vem, quando um dos meus amigos reclamou que nunca tinha uma festa para quem gostava. Como eu organizo eventos, ele soltou um famoso: ‘eu duvido você fazer uma balada otaku’. Eu gosto muito e resolvi arriscar”, conta.
Do desafio surgiu a primeira edição, em abril de 2021. A expectativa – menos de cem pessoas – terminou em grande surpresa. “Não achei que o público otaku gostaria de sair de casa e curtir uma balada. Mas a galera se apaixonou”.
Atualmente, a Otaku Edition Party reúne de 300 a 600 pessoas. Até mesmo o local que recebe as edições já não consegue mais comportar todo o público. “As edições menores ainda acontecem lá, mas para as maiores nós alugamos lugares diferentes, para comportar mais gente”, explicou Tokage.
As atrações ao longo da festa variam conforme o tema. Nas últimas edições, por exemplo, Naruto e League Of Legends foram o foco. A certeza é de muita música nostálgica, cosplayers e bebidas. Essa mistura da cultura, segundo Tokage, é o que carrega tanto público.
“Eles sempre gostam muito. Raramente, a galera acompanha as músicas e outras coisas. E é algo que o público sentia muita falta. Então, eles sempre se emocionam no meio do rolê, quando tocam as músicas que a gente cantava quando era criança”, comentou.
As conquistas e a confiança do público, que resgatam a cultura otaku em Campinas, emocionam Tokage. Ele afirma que nunca teve expectativas de chegar a esse ponto e, por isso, aproveita ao máximo.
“Me orgulha que a Otaku Edition deixou de ser somente uma festa, mas sim uma comunidade. Temos grupos, encontros fora da balada, onde a galera faz amizade, discute coisas, assiste a filmes. Isso é demais”, finalizou.
A próxima edição do evento acontece no dia 29 de julho, no bar Greenville, no distrito de Sousas, em Campinas.