Um fenômeno que cruzou o céu de diversas cidades da região de Franca e também de outras localidades espalhadas pelo Brasil intrigou muitas pessoas sobre o que poderia ser o tal objeto brilhante. O físico Jorge Honel, do Observatório da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, aponta que a bola de fogo verde é um bódido - meteoro extremamente brilhante.
Diversos relatos dão contam que a luz forte no céu foi vista em vários pontos da cidade de Franca e região. Lucas Oliveira Souza conseguiu flagrar o momento atípico da avenida Chico Júlio, na região da Estação, em Franca.
“Eu estava caminhando por volta das 18h30. Aí, de repente, uma luz muito forte cortou os céus. No mesmo momento já peguei celular e comecei gravar, foi como se algo tivesse entrado na atmosfera deixando um rastro de fogo, depois se dividiu em três e sumiu”, conta Lucas.
Para o físico Jorge Honel, o material luminoso no céu é um bólido. “Foi um bólido - nome que se dá quando você tem um meteoro mais intenso e que se parte em pedaços. Não digo que é tão comum acontecer, mas tem uma certa possibilidade de ocorrência. Depende do tamanho que o objeto se encontra quando entra em contato com a atmosfera”, diz Honel, que atua há mais de 30 anos no Observatório da USP de São Carlos.
Com propriedade para falar sobre questões astronômicas, o físico revela que ainda não dá para dizer a trajetória que o bólido percorreu. “Como o Brasil é muito grande, a possibilidade é que tenha dissolvido na atmosfera, na parte mais alta, a 50 e 60 km, não foi baixinho, não”, ressalta Jorge Honel.