22 de dezembro de 2025
MELHORES DO ANO

Premiação dos ‘Melhores do ano’ do NBB é dominada pela equipe do Sesi Franca

Por Jéssica Reis | da redação
| Tempo de leitura: 4 min
Marcos Limonti/Sesi Franca
Os principais premiados da noite, Georginho de Paula, Helinho Garcia e Lucas Dias

O Novo Basquete Brasil (NBB) teve fim no último sábado, 10, quando o Sesi Franca Basquete conquistou o título de bicampeão em cima do São Paulo. Mas, foi nesta terça-feira, 13, que a dominância da equipe campeã ficou explícita com títulos como o melhor jogador da temporada, o melhor técnico, o melhor armador, o melhor pivô, entre outras premiações que vieram para Franca durante a cerimônia.

No total foram 22 prêmios, com a possibilidade de indicação de membros francanos em 18 categorias, entre elas apenas duas não contaram com indicação de alguém da capital do basquete. Dos 16 possíveis prêmios, o Sesi Franca trouxe nove troféus para casa.

Coletivamente, o Franca conquistou o prêmio de melhor ataque do NBB, com 90,8 pontos por partida. E na premiação individual, o plantel francano brilhou ainda mais.

O grande destaque dos prêmios individuais foi o ala/pivô Lucas Dias, que recebeu o troféu Wlamir Marques, como MVP da temporada, disputado entre ele e dois colegas de equipe, Georginho e Lucas Mariano. 

“Fico muito feliz de dividir a disputa desse prêmio com dois companheiros, isso é merecimento. Eu ficaria muito feliz se fosse o George ou o Lucão que ganhasse, a gente tem uma ótima conexão, nós já competimos pela premiação quando os dois jogavam pelo São Paulo. Estou muito feliz de ser premiado pelo meu trabalho diário”, afirmou Lucas Dias.

Dias também dividiu o prêmio de pivô do ano com seu companheiro de equipe Lucas Mariano. 

O ala/armador Georginho de Paula ganhou como líder em eficiência, com 21,1% de aproveitamento por jogo e também foi considerado o melhor armador do NBB. "Esse é o resultado de muito trabalho, de uma equipe unida e de muita dedicação. Fico orgulhoso de receber essas premiações e agradeço toda a minha equipe", disse Georginho.

Na categoria alas do ano, foi a vez de David Jackson dividir o prêmio com Shaq Johnson, do 123 Minas.

Com o uruguaio Santiago Scala, o Franca recebeu o título de melhor sexto homem.

Uma das premiações mais importantes da noite, também veio para Franca, pelo segundo ano consecutivo, Helinho Garcia foi homenageado com o troféu Ary Vidal, como melhor técnico da temporada.

Líder dos atletas, que fizeram 47 partidas na temporada, vencendo 41 jogos, tendo uma sequência de 32 jogos sem perder.  “Primeiramente gostaria dividir o prêmio com toda a minha comissão técnica. Fruto do nosso trabalho, dividimos o prêmio com os jogadores pelo empenho também. O prêmio me orgulha muito e, ao mesmo tempo, me dá mais motivação, sempre ouvi do meu pai que as pessoas reconhecidas, elas se motivam a produzir mais. Essa premiação me dá exatamente isso: motivação para trabalhar ainda mais”, afirmou Helinho Garcia.

Além dos premiados, o ala/pivô Márcio Henrique concorreu como destaque jovem, que acabou indo para o atleta Ruan Miranda, do Cerrado Basquete. Márcio é uma das grandes promessas francanas e estará no Draft da NBA, no dia 22 de junho, no Barclays Center, em Nova York.

As únicas categorias disputáveis que não houve indicações francanas foram as categorias de Maior Evolução, que ficou com Antônio Ferreira, do Unifacisa, e Defensor do Ano, que foi do Corderro Bennet, do São Paulo.

A votação de Melhores do Ano é feita por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes que disputam a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

O Sesi Franca encerra a temporada de ouro, com o título de campeão de todas as competições que participou na temporada, sendo Campeonato Paulista, Copa Super 8, Basketball Champions League (BCLA) e NBB 22/23.

Os vencedores dos prêmios dos Melhores do Ano do NBB 2020/2021

Prêmios individuais:
Troféu Wlamir Marques (MVP da Temporada): Lucas Dias (Sesi Franca)
Armador do Ano: Georginho de Paula (Sesi Franca)
Alas do Ano: Shaq Johnson (123 Minas) e David Jackson (Sesi Franca)
Pivôs do Ano: Lucas Dias (Sesi Franca) e Lucas Mariano (Sesi Franca)
Técnico do Ano (Troféu Ary Vidal): Helinho Garcia (Sesi Franca)
Sexto Homem do Ano: Santiago Scala (Sesi Franca)
Estrangeiro do Ano: Shaq Johnson (123 Minas)
Destaque Jovem: Ruan Miranda (Cerrado Basquete)
Maior Evolução: Antônio Ferreira (Unifacisa)
Defensor do Ano: Corderro Bennett (São Paulo)
Personalidade do Ano: Sr. Roberto Stefano (Cambusi S.A/Penalty)

Prêmios de Estatísticas:
Cestinha: Dexter McClanahan (Fortaleza B.C.) – 21,4 pontos por jogo
Reboteiro: Mãozinha (Corinthians) – 9,8 rebotes por jogo
Líder em Assistências: Elinho (São Paulo) – 7,2 por jogo
Líder em Tocos: Mãozinha (Corinthians) – 1,2 por jogo
Líder em Eficiência: Georginho (Sesi Franca) – 21,1 por jogo
Equipe de Melhor Ataque: Sesi Franca– 90,8 pontos por jogo
Equipe de Melhor Defesa: Flamengo – 70,7 pontos sofridos por jogo
Equipe Fair Play: Bauru Basket

Prêmios de Arbitragem: 
Melhor Trio de Arbitragem: Andreia Regina da Silva, Cristiano Maranho e Gustavo Mathias
Árbitro Destaque: Cristiano Maranho
Árbitro Revelação: Nicolas Zivieri