Um portal afiliado à rede
04 de maio de 2024

SAÚDE PÚBLICA

Aposentado aguarda leito para a Santa Casa desde o sábado no Pronto-Socorro

Filha relata que seu pai está inconsciente no Pronto Socorro à espera de uma vaga na Santa Casa: “dói ver meu pai assim”.

Por N. Fradique
da Redação

05/06/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Álbum familiar

José Tadeu Pimenta: à espera de atendimento no Pronto Socorro de Franca

Mais um caso expõe a gravidade da falta de leitos da rede SUS em Franca. O aposentado José Tadeu Pimenta, 70 anos, está no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz" aguardando transferência para a Santa Casa desde às 17h do último sábado, 3.

O paciente sofre de cirrose hepática, passou mal em casa e se dirigiu à unidade de saúde. Segundo sua filha Bruna Carollina, 35 anos, seu pai chegou andando normalmente, mas se encontra desacordado. A informação da filha foi dada às 14h desta segunda-feira, 5.

Bastante preocupada, Bruna disse que seu pai está sofrendo muito e precisa de socorro urgente. “Ele fez todos os exames preliminares no Pronto Socorro, que deram alterados para cirrose. Ele está com sangramento e inchaço e dessorando. Com isso foi pedido o encaminhamento para a Santa Casa”, relatou a filha.

Segundo Bruna, José Tadeu já tem outros problemas de saúde. Ele tem diabetes, está expelindo sangue e o corpo minando água. “O médico disse que ele precisa de exames de endoscopia e tomografia, e até agora nada. Tá muito difícil”, relatou Bruna, acrescentando: “Não está fácil não ver ele daquele jeito. Ele precisa de recurso, caso contrário não vai aguentar”.

Prefeitura: vaga depende de regulação
A administração municipal encaminhou a seguinte nota: "A Secretaria de Saúde informa que o paciente José Tadeu Pimenta deu entrada no Pronto-Socorro 'Dr. Álvaro Azzuz', no último sábado, 3. Após acolhimento e avaliação da equipe médica, foi indicada investigação diagnóstica em ambiente hospitalar. O paciente foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - SIRESP (Antiga CROSS), de gestão estadual, que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS e aguarda liberação da vaga, assistido pelas equipes médica e de enfermagem da unidade."