Um portal afiliado à rede
05 de maio de 2024

PROTEÇÃO

Vereadora quer legislação mais dura para manter animais de grande porte em Franca

'A carroça que não estiver de acordo com a legislação, ela e o cavalo serão recolhidos', diz Lindsay Cardoso, que citou acidentes de trânsito com animais soltos em Franca.

Por N. Fradique
da Redação

30/05/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Lindsay Cardoso protocola projeto que endurece a lei na questão de animais de grande porte

Franca voltou a registrar um grande número de ocorrências envolvendo animais de grande porte, como acidentes provocados por cavalos nas rodovias, animais soltos perambulando pela cidade e até equinos deixados por seus proprietários amarrados em alambrados para irem a show na Expoagro.

Tudo isso levou a vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania), que também é protetora de animais, discursar na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira, 30. Inicialmente a parlamentar exibiu fotos de reportagens sobre acidentes de trânsito com animais soltos em vias públicas. “São acidentes que aconteceram na sexta-feira de manhã, e o outro no sábado, os dois com animais de porte grande em rodovia. Os cavalos vieram a óbito, não houve vítimas fatais humanas, mas poderia ter acontecido”, pontuou.

A vereadora lembrou que o serviço de captura funciona 24 horas e criticou as pessoas que possuem animais, mas não têm onde colocar o animal. A parlamentar reforçou a necessidade de conscientização da população. “A captura faz o recolhimento, e o que mais se vê no dia do leilão, são os proprietários reclamando por que os animais foram recolhidos. Estavam em vias públicas! Tem que ter um local, que seja seu e seguro”.

Ela citou ameaças aos servidores do Canil Municipal e Guarda Municipal enfrentam no dia a dia. “Enquanto está na via pública abandonado não tem dono, mas quando chega a captura, o dono aparece. Ele xinga, ameaça, acha ruim, e na hora que acontece um acidente, a culpa é de quem?”, questionou.

A parlamentar citou aumento de multas, dos valores das estadias, dos serviços de microchipagem de animais e comentou sobre uma nova proposta de projeto de lei sobre a proibição de animais de grande porte nos logradouros públicos. “Os carroceiros vão entrar? Vão. A partir do momento em que sua carroça não estiver de acordo com a legislação, ela e o cavalo serão recolhidos”.

O projeto da vereadora, que já tramita na Câmara, também diz que quem for adquirir um animal nos leilões do Canil Municipal, terá que provar que tem lugar apropriado para manter o animal.