26 de dezembro de 2025
AVALIAÇÃO

Francanos de 60 anos ou mais formam perfil dos que reprovam Lula na pesquisa Ágili

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Homens, de 60 anos ou mais, com ensino fundamental e que moram na zona Leste. Este é o perfil predominante dos francanos que reprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está governando o país.

As características dos opositores foram traçadas durante pesquisa realizada pelo Instituto Ágili, encomendada pelo Portal GCN/Rede Sampi. Foram ouvidas por telefone 590 pessoas entre os dias 11 e 12 de maio.

Questionados se aprovam ou desaprovam como o presidente Lula está governando o país, 64,05% responderam que desaprovam, 28,40% que aprovam e 7,55% não sabem ou não quiseram responder.

Na comparação entre sexos, 75,01% dos homens reprovam o governo Lula. O percentual cai para 52,79% se tratando do público feminino. Quando o assunto é idade, os idosos tomam a dianteira entre os opositores, representando 77,87%.

A escolaridade é outro fator preponderante na formação de opinião. A pesquisa mostra que 74,56% dos francanos com até o ensino médio de escolaridade não aprovam a gestão do atual presidente. Já entre as regiões da cidade, predominam pela ordem a Leste, Oeste e Central, respectivamente.

Aprovam o governo Lula
Quando traçadas as características do público que apoia o petista, o perfil é formado em sua maioria por mulheres, de 16 a 24 anos, com ensino médio ou superior e que moram na região Norte de Franca.

Resultado
Veja o resultado da pesquisa na íntegra: