Um portal afiliado à rede
02 de maio de 2024

AVALIAÇÃO

Francanos de 60 anos ou mais formam perfil dos que reprovam Lula na pesquisa Ágili

Características dos opositores foram traçadas durante pesquisa realizada pelo Instituto Ágili, encomendada pelo Portal GCN/Rede Sampi. Foram ouvidas por telefone 590 pessoas.

Por Pedro Baccelli
da Redação

23/05/2023 - Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Homens, de 60 anos ou mais, com ensino fundamental e que moram na zona Leste. Este é o perfil predominante dos francanos que reprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está governando o país.

As características dos opositores foram traçadas durante pesquisa realizada pelo Instituto Ágili, encomendada pelo Portal GCN/Rede Sampi. Foram ouvidas por telefone 590 pessoas entre os dias 11 e 12 de maio.

Questionados se aprovam ou desaprovam como o presidente Lula está governando o país, 64,05% responderam que desaprovam, 28,40% que aprovam e 7,55% não sabem ou não quiseram responder.

Na comparação entre sexos, 75,01% dos homens reprovam o governo Lula. O percentual cai para 52,79% se tratando do público feminino. Quando o assunto é idade, os idosos tomam a dianteira entre os opositores, representando 77,87%.

A escolaridade é outro fator preponderante na formação de opinião. A pesquisa mostra que 74,56% dos francanos com até o ensino médio de escolaridade não aprovam a gestão do atual presidente. Já entre as regiões da cidade, predominam pela ordem a Leste, Oeste e Central, respectivamente.

Aprovam o governo Lula
Quando traçadas as características do público que apoia o petista, o perfil é formado em sua maioria por mulheres, de 16 a 24 anos, com ensino médio ou superior e que moram na região Norte de Franca.

Resultado
Veja o resultado da pesquisa na íntegra: