Um portal afiliado à rede
02 de maio de 2024

ESPORTE

Pesquisa mostra que paixão pelo Franca Basquete supera carinho pela Francana

Levantamento GCN/Sampi/Ágili aponta que 60,68% dos francanos torcem mais para o Sesi Franca e 14,30% para o time de futebol da Francana.

Por Pedro Baccelli
da Redação

17/05/2023 - Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca

Reprodução/Redes sociais

À esquerda, elenco do Sesi Franca Basquete no Pedrocão; à direita, jogadores e torcida da Francana

“Capital do basquete”. Seja pela vasta galeria de troféus ou pelos elencos inesquecíveis, Franca faz jus a este apelido. Não à toa, em pesquisa realizada pelo GCN/Sampi/Ágili, 60,68% dos entrevistados responderam que torcem mais para o Franca Basquete do que para a Francana.

O levantamento ouviu por telefone 590 pessoas entre os dias 10 e 12 de maio. Questionados para qual time torcem mais, 60,68% falaram Franca Basquete, 14,30% Francana e 25,02% não souberam ou não quiseram responder.

Nos últimos anos, é notório que o esporte da bola laranja trouxe mais alegrias para a cidade que o futebol. O Sesi Franca é o atual campeão Paulista, da Copa Super 8, da Basketball Champions League (BCLA) e do NBB (Novo Basquete Brasil).

Além dos troféus de campeão, que totalizam nove em seis anos, os comandados de Helinho Garcia ficaram 46 jogos invictos, feito inédito no basquete brasileiro.

"O basquete vive um momento muito bom de grandes títulos, mas são duas paixões que tenho certeza que o francano não quer abrir mão nunca", diz o técnico.

Diferentemente do basquete, o único título oficial conquistado pela Francana foi o Campeonato Paulista série A2 do longínquo ano de 1977. Há 46 anos, os torcedores aguardam a Esmeraldina levantar novamente um troféu. Ao invés disso, assistiram a sucessivos rebaixamentos até chegar à última divisão do Estado de São Paulo, a “Bezinha”, em 2015.

Mesmo longe dos anos de glória, os torcedores seguem apoiando a Feiticeira nos gramados. Apesar da “devoção” ao basquete, em 2017, por exemplo, a Francana teve a melhor média de público da 4ª divisão do Estado de São Paulo, com 2,9 mil pagantes por jogo, no Estádio Municipal “José Lancha Filho”.

"Tanto a Vererana quanto o basquete, o torcedor quer vivenciar os momentos especiais que acontecem no Lanchão e no Pedrocão", finaliza Helinho.

Veja abaixo a pesquisa na íntegra: