A parceria entre Prefeitura de Franca e gestão da Fundação Allan Kardec tornou as duas unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Franca referência em atendimento. Com diferentes modalidades de atendimento, as duas unidades, uma no bairro Estação e a outra no Parque dos Pinhais, atendem a milhares de pacientes mensalmente.
O Caps Ad III Renascer, que fica ao lado da UBS da Estação, faz atendimento de atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. No local, há o atendimento de equipe multiprofissional, oficinas para os pacientes e trabalhos que buscam desenvolver habilidades e promover a reinserção social.
Já o Caps III Florescer, que fica na rua das Concórdias, 4.881, no Parque dos Pinhais, oferece atendimento interdisciplinar a pacientes com mais de 18 anos portadores de transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros. Entre os profissionais estão médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, farmacêuticos e voluntários.
“Fui encaminhada ao Caps, após ser diagnosticada com depressão grave e transtorno de ansiedade generalizada, com tentativa de suicídio, e desde que comecei a ir à unidade, minha vida mudou para melhor. Considero ali minha segunda casa, pois tenho apoio e todo o suporte necessário, com psiquiatras, oficinas e psicólogos que nos ajudam”, disse Letícia Avelar, de 27 anos, uma das pessoas atendidas pelo Caps.
As duas unidades funcionam 24 horas por dia.