18 de dezembro de 2025
DOR DE CABEÇA

Morador do Miramontes diz que conta duplicou após troca de relógio pela Sabesp

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Hevertom Talles/GCN
Leandro César Mendes relata que conta de água teve aumento após troca de relógio e que o aparelho roda sem parar

O morador do bairro Miramontes, na região Norte de Franca, Leandro César Mendes, de 48 anos, enfrenta há cerca de sete meses um problema que parece não ter solução. Técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) trocaram o relógio do hidrômetro de sua residência e a conta de água duplicou. Segundo ele, o aparelho não para de rodar.

Leandro relata que tudo começou após a troca do aparelho sem justificativa, já que funcionava normalmente. “O rapaz veio e disse que tinha que trocar o relógio e já fez a troca, alegando que o aparelho seria antigo. Trocou o relógio e, no mês seguinte, vieram R$ 250. Eu pagava entre R$ 90 e R$ 100. Agora vem contas de R$ 150, 180 a R$ 220”, comenta, indignado.

O morador pontua que na residência moram cinco pessoas, mas somente uma fica no imóvel o dia todo. Ele diz que já não sabe o que fazer. “Aqui em casa não tem costume de lavar a roupa com frequência. A gente espera juntar certa quantidade para lavar de uma vez”, relata.

Segundo Leandro, ele procurou a Sabesp para questionar a situação. Técnicos chegaram a ir ao imóvel por três vezes e informaram, em umas das ocasiões, que "tinha vazamento interno". Leandro disse que pediu para uma outra pessoa procurar vazamento, e não foi localizado nada. Em outra ocasião, o técnico teria informado “que não tinha vazamento e que o valor da conta está correto”.

“Querendo ou não, R$ 100 a mais que vêm, já fazem a diferença no orçamento. O relógio roda sem parar. Tem que ficar abrindo e fechando, e tem vez quem a gente não lembra”, disse o morador.

O Portal GCN esteve no local, na manhã desta quarta-feira, 10, e registrou o relógio rodando sozinho, sem parar.

Segundo a Sabesp, foi realizada a substituição do hidrômetro de forma preventiva no dia 20 de julho de 2022. Por solicitação do cliente, foi realizada pela empresa uma vistoria predial para verificar vazamentos.

A Sabesp entrou em contato novamente com o cliente e agendou uma aferição de hidrômetro para ser realizada nesta quinta-feira, 11. A partir dessa análise, será verificada a situação.

"A Companhia esclarece que a substituição de hidrômetros é procedimento padrão e preventivo em razão do comprometimento da vida útil do medidor", informou a assessoria de imprensa da Sabesp.