01 de setembro de 2024
NOVELA

Políticos de Franca e Campinas se reúnem para discutir futuro da Maria Fumaça

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Locomotiva Maria Fumaça em galpão na antiga estação ferroviária 'Carlos Gomes'

Políticos francanos se reuniram com o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), nessa quarta-feira, 26. Em pauta, o imbróglio envolvendo a locomotiva Maria Fumaça e o desejo de trazê-la de volta para Franca.

A comitiva francana estava formada pelo vereador Ilton Ferreira (PL), o procurador jurídico da Prefeitura Eduardo Campanaro e a deputada estadual Delegada Graciela (PL). Pelo lado campineiro, além do chefe do Executivo Municipal, contavam com a presença de dois representantes da comissão de Cultura.

O objetivo da reunião foi tentar chegar a um acordo de forma "amigável". Segundo Ilton, Saadi sinalizou positivamente para o pedido de devolução. "Entendemos que o prefeito de Campinas vai realmente intervir para tentar trazer a Maria Fumaça".

Os francanos buscam recuperar a locomotiva para o aniversário de 200 anos da cidade, que será comemorado no ano de 2024. A Maria Fumaça seria exposta após a reforma do prédio da antiga Estação Ferroviária.

"Provavelmente, daqui uns dias, teremos que retornar a Campinas para conversar com a Associação Ferroviária do Estado de São Paulo, para ver se conseguimos algo positivo", pontuou o vereador.

Enquanto a novela não chega ao fim, a relíquia da história paulista está em um galpão na antiga estação ferroviária "Carlos Gomes", em uma estrada de terra no município de Mogi Mirim.

A Maria Fumaça em disputa é o modelo Bayer Peacock, série 400, do longínquo ano de 1896. Circulou na linha tronco da Cia. Mogyana até o ano de 1971. A locomotiva foi tombada em Campinas e está sob "guarda" da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).