“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João.14.27.
Pobre daquele que pensa que sem a transformação de nossa velha natureza em uma natureza divina, alcançada através do novo nascimento concedido por Cristo, conseguirá alcançar paz. A paz com nossos semelhantes só se torna possível quando a possuímos em nossos corações. Doutra forma, continuaremos vendo o triste quadro atual.
Como pode haver paz, quando na verdade as desigualdades são latentes? Enquanto muitas pessoas neste momento não têm sequer a alimentação básica para este dia, sabemos que montantes incalculáveis de reais, de dólares e libras descansam solenemente em contas em alguns paraísos fiscais, muitas vezes frutos da própria corrupção.
Como conseguir a paz, sabendo que o homem sem Deus no coração é movido apenas pelos seus próprios interesses? Todos nós sabemos que uma pessoa, uma família ou mesmo uma nação sem Deus é capaz de destruir outra por inveja, orgulho e ganância, sobre aquilo que não lhe trará o verdadeiro conforto. Mas em contraste a tudo isto, Deus se manifesta à humanidade e doa gratuitamente a seu Filho, o Único que pode nos proporcionar condições de vivermos em paz, conosco mesmo e com os nossos semelhantes.
A paz do Senhor, a paz de Deus, paz, graça e paz, são inúmeras formas de saudação entre o povo de Deus, porém, o mais importante é que tenhamos a real noção do que estamos falando. É impossível doarmos aquilo que não possuímos. Então, se queremos promover a paz, deixemos primeiro que ela nasça em nossos corações e, a partir daí, poderemos ser de fato embaixadores de Cristo, cujo lema principal é promover a paz entre os homens.
Concluindo, precisamos lutar para cumprir a orientação do apóstolo São Paulo em Romanos 12.18: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens”. Saibam todos que a paz de Jesus é diferente, é verdadeira, e contagiante. Então, se queremos paz, vamos buscá-la nos moldes de Cristo e nunca no modelo do Mundo.
Que haja paz entre os homens.
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca