Um portal afiliado à rede
27 de abril de 2024

NEGOCIAÇÕES

Câmara aprova reajuste salarial de 12,5% para servidores de Franca: 'tropa sem líder'

O sindicato dos servidores e a Prefeitura de Franca foram criticados pelos vereadores sobre a forma que foram conduzidas as negociações.

Por Pedro Baccelli
da Redação

21/03/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca

Reprodução/Redes sociais

Da esquerda para a direita, vereadores Della Motta e Gilson Pelizaro, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca desta terça-feira

A Câmara Municipal de Franca aprovou o projeto que prevê o reajuste salarial para os servidores públicos municipais. A sessão ordinária desta terça-feira, 21, foi marcada por críticas aos representantes da categoria.

O projeto oferece 12,5% de reajuste salarial, além do cartão-alimentação que passa dos atuais R$ 770 para R$ 950.

Em assembleia realizada na última quinta-feira, 16, os servidores recusaram o valor do voucher oferecido pelo Executivo. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) ignorou a decisão da classe e protocolou o projeto em regime de urgência para votação. Com 14 votos a favor, os valores foram aprovados pelo Legislativo.

Sindicato e Prefeitura alvos de críticas
Sem a presença de membros do Sindicato dos Servidores e Empregados Público Municipais de Franca e Região (Sindiserv) no plenário, os parlamentares alegaram que a categoria é "uma tropa sem líder".

"Gostaria que tivesse o pessoal do sindicato aqui, no mínimo, para vaiar (...) dizem que a Prefeitura está abandonada, digo que o sindicato também está", afirmou o vereador Della Motta (Podemos).

Della Motta não poupou reclamações sobre a postura do presidente do Sindiserv, Fernando Nascimento. "O cidadão não senta no plenário, não pede a palavra, não vem debater, não vem fazer justificativas e falar dos seus anseios (...) lamentavelmente está abandonado o sindicato".

A Prefeitura de Franca também foi alvo dos parlamentares. Gilson Pelizaro (PT) criticou a forma que o projeto chegou para votação na Casa de Leis.

"Mandou uma lei para a gente aprovar sem o aval da categoria. As coisas têm que se tratadas com o devido respeito. Todo mundo sabe a data base do servidor público. Todo mundo sabe quanto tempo gasta um processo de negociação entre a categoria e a administração".

Posição do prefeito
Em vídeo publicado na manhã desta terça-feira, Alexandre alegou que os servidores não podem correr o risco de ficar sem reajuste nos salários. Desta forma, o projeto foi enviado para apreciação nesta sessão da Câmara.

"Como a folha de pagamento do março é paga em abril, está no prazo limite para ser processada (...) para que nossos colegas servidores recebam já os seus salários reajustados no próximo mês".

Posição do sindicalista
A reportagem procurou o presidente do sindicato, Fernando Nascimento, para comentar o assunto, mas ele não se posicionou até o fechamento deste texto.