Um portal afiliado à rede
03 de maio de 2024

DESESPERADOR

Homem sofre 2 dias na UPA com infecção nos testículos e sem vaga em hospital

Ronilson e sua mulher Rejane estão desesperados, pois além da demora para o atendimento, não têm condições de custear o medicamento que o paciente precisa tomar todos os dias.

Por Jéssica Reis
da Redação

17/03/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Arquivo Pessoal

Ronilson Pires de Mesquita, de 48 anos, aguardava vaga para hospital há dois dias na UPA do Aeroporto

Um dia que era para ser feliz, em comemoração ao aniversário de sua filha de 2 anos, acabou fazendo parte de um pesadelo. Ronilson Pires de Mesquita, de 48 anos, está há dois dias internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Aeroporto aguardando vaga para um hospital. O gesseiro está com uma forte infecção nos testículos e na região anal.

"É um caso de urgência, ele está inchado e sofrendo muito. Agora mesmo tive que ir em casa buscar outra roupa para ele, pois ele acabou evacuando e se sujando. Estamos desesperados", contou a mulher do paciente, Rejane Pires Galvão, na manhã desta sexta-feira, 17.

Para tornar a situação ainda mais crítica, Ronilson precisa tomar por dia, duas ampolas de uma medicação chamada Ceftriaxona, que está sendo utilizada para tratar as fortes infecções. "Estamos comprando a injeção todos os dias. Pago R$ 50 nas duas ampolas. Não temos condição de custear esse gasto", disse Rejane.

Segundo a mulher do gesseiro, na quinta-feira, 16, ao comprar a injeção que deveria ser aplicada em seu marido, o médico realizou uma prescrição errada. "O médico saiu correndo atrás de mim, para dizer que a prescrição estava errada. Pois a injeção deve ser injetada nas nádegas e ele tinha prescrito na veia. Se essa medicação fosse para a veia, ele teria morrido. É desesperadora essa situação", explicou.

O GCN entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que informou que o homem estava sendo assistido pelas equipes de enfermagem e médica da UPA do Aeroporto. Foi inserido na regulação Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), unidade do Governo do Estado, e teve a sua vaga autorizada na manhã desta sexta-feira pelo departamento estadual.

A Prefeitura de Franca atualizou o número de pacientes à espera de vagas hospitalares para 33, todos já estão inseridos no Serviço de Regulação (Cross) e permanecem sendo assistidos pelas equipes médicas e de enfermagem. Sendo: