“É rato, é sujeira e é coisa morta que o povo joga”. As palavras de Perciliana Ferreira de Oliveira, de 69 anos, descrevem a situação de completo abandono que se encontram dois terrenos localizados na rua Judite dos Santos Pizani, no Jardim Elimar ll, na zona Sul de Franca.
Outro problema mencionado pela aposentada é a insegurança que os terrenos abandonados oferecem para os moradores da região. “A situação é crítica a respeito desses lotes. Ele (o dono) começou a fazer um muro e não fechou. Ontem tinha um homem lá sondando as casas dos vizinhos aqui”.
Perciliana diz que já faz mais de 20 anos que terrenos mal cuidados são realidade no bairro. “Desde que compramos e construímos, estamos convivendo com estes lotes abandonados (...) A revolta é grande, porque somos moradores, pagamos pelos impostos e não temos autoridade nenhuma que faça alguma coisa por nós”.
Ainda segundo a aposentada, inúmeras reclamações foram feitas à Prefeitura de Franca. Os moradores pensaram até em fazer um abaixo-assinado e entregar ao Ministério Público na esperança de resolver o problema.
“Gosto muito do bairro que moro. Tenho um carinho grande pelos meus vizinhos, só o que atrapalha a rua são estes lotes abandonados”, completa.
Em nota, a Vigilância Sanitária informou que o proprietário será identificado e, posteriormente, notificado para que realize a limpeza do terreno. Caso não seja cumprida a intimação, a legislação municipal prevê aplicação de multa como penalidade.