Um portal afiliado à rede
07 de maio de 2024

FALTA DE LEITOS

Comissão da Saúde detecta 30 pacientes nas unidades de saúde à espera de vagas SUS

14 pacientes estavam no pronto-socorro adulto, 6 crianças estavam no pronto-socorro infantil e outras 10 distribuídas nas UPAs do Anita e Aeroporto.

Por N. Fradique
da Redação

07/03/2023 - Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca

Divulgação

Membros da CEAR fizeram visita às unidades de saúde: 'Vamos dar uma resposta à população'

A Comissão da Saúde, criada para apurar a falta de vagas na rede SUS de Franca, realizou nessa segunda-feira, 6, uma diligência nas unidades de saúde de Franca. Os membros da Cear (Comissão Especial de Assuntos Relevantes) identificaram pelo menos 30 pacientes à espera de vagas de um leito na rede pública.

Primeiramente, em visita ao Pronto-socorro Adulto “Álvaro Azzuz”, 14 pacientes estavam sendo atendidos e aguardando vagas de transferência para a Santa Casa. No Pronto-socorro Infantil “Magid Bachur Filho”, 6 crianças aguardavam vagas; 6 pacientes estavam na UPA do Aeroporto e outras 4 estavam na UPA do Jardim Anita. As vagas são reguladas pelo órgão estadual Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviço de Saúde).

“Fizemos essas visitas em um dia supostamente mais tranquilo, então, não pode perdurar e isso não pode acontecer. Nós já conhecemos como funciona a entrada dos pacientes e a regulação da vaga até a espera da Santa Casa, e agora, queremos saber como funciona na Santa Casa”, disse Gilson Pelizaro (PT), presidente da Cear, que foi acompanhado na diligência de Zezinho Cabeleireiro (PP), vice-presidente da Comissão; Ronaldo Carvalho (Cidadania), relator; e Lurdinha Granzotte (União), membro da Comissão.

“Queremos saber por que esse número de 280 vagas perdura há tantos anos. Essa situação é grave na cidade e vamos dar uma resposta à população”, acrescentou o vereador, nesta terça-feira, 7.

O próximo passo agora da Comissão é ouvir os órgãos responsáveis pelo serviço na cidade a partir desta quinta-feira, 9. No primeiro dia será ouvida a Santa Casa, depois a DRS (Diretoria Regional de Saúde), dia 13, e a Secretaria de Saúde do Município, dia 20. As audiências serão no Plenário da própria Câmara Municipal.