Na capital nacional do basquete, o futebol também é motivo de paixão. O sentimento pelo esporte faz torcedores ignorarem os 400 km de distância da capital e montarem “filiais” das grandes torcidas organizadas dos clubes paulistas. Camisa 12, Independente Tricolor, Mancha Alvi Verde e Pavilhão Nove têm subsedes em Franca.
Quando nasceu, torcedores e trabalhos realizados. Conheça um pouco das torcidas organizadas presentes em solo francano:
Camisa 12
A história da Camisa 12 é interligada com a antiga Fiel Franca. Apesar do tradicional time de futebol de chácara, que foi campeão paulistano em 2010, a Fiel encerrou suas atividades e parte do público migrou para a Camisa 12, que foi criada por Sérgio Antônio de Souza e Tony Rocha, em 2015.
O atual presidente é Felipe Funchal e a torcida conta com mais de 100 sócios mensalistas, além daqueles que participam ocasionalmente. A subsede está localizada na rua Alceu da Mota Leite, 235, no bairro Jardim Aeroporto l, na zona Sul de Franca.
Segundo o sócio Ercílio Mota, popularmente chamado de Godinez, a torcida realiza frequentemente caravanas para a Neo Química Arena, além de outros estádios dentro e, até mesmo, fora do país. Já em Franca, Festa do Dia das Crianças, Campanha do Agasalho e Doações de Sangue também são realizadas.
Todos os esforços por única razão. “O Corinthians é um sentimento inexplicável, como diz a música: ‘Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor’. A nossa torcida é uma família. O amor pelo Timão é a corrente que nos liga”, disse o torcedor.
Torcida Independente
Segundo o presidente da Independente, Wesley Souza, o maior desafio de uma torcida em Franca é se manter ativa e atuante apesar da distância da capital. “São quase 1.000 km ida e volta, então ir em todos os jogos se torna complicado”.
Dificuldades que são vencidas pelo amor à camisa tricolor. Inclusive, a torcida viaja para Ribeirão Preto para assistir a São Paulo e Botafogo (SP) neste domingo, 3, às 16 horas, no estádio Santa Cruz. “Minha vida é o São Paulo! Torcida Independente é símbolo de raça e o maior defensor do clube! Para o São Paulo e pelo São Paulo”.
Quem deseja fazer parte da torcida basta se enquadrar na ideologia. “Amar, incondicionalmente, o São Paulo. Após isso, apenas ir até nossa sede e começar a participar do dia a dia da torcida, conhecer direitos e deveres do associado, e todo são-paulino é bem-vindo”.
Mancha Alvi Verde
“O intuito da abertura da torcida é poder reunir fanáticos pela Sociedade Esportiva Palmeiras e, com tudo, seguir a hierarquia da Mancha Alvi Verde”, disse o vice-presidente, Luís Felipe Soares.
Além da distância da capital paulista, ainda segundo Luís Felipe, os preços que a federação coloca nos ingressos são “bem salgados”, dificultando o trabalho das torcidas do interior. Apesar das adversidades, a torcida que canta e vibra realiza caravanas para jogos no Allianz Parque e outras cidades.
As atividades não param por aí. “Trabalhamos com projetos sociais, como Páscoa, Dia das Crianças, Natal, Campanha do Agasalho. Fazemos também, em determinadas épocas, distribuição de utensílios, como produtos de higiene pessoal e distribuição de marmitas, sopas”.
Pavilhão Nove
"A torcida é uma escola que nela se aprende muito, desde o novato ao mais velho. O Corinthians é a razão do nosso viver. Sem o Corinthians a vida não tem graça", disse o diretor da Pavilhão, Bruno.
A torcida realiza doação de sangue, festa das crianças, campanha do agasalho, cesta básica para famílias carentes, Páscoa, doações em asilo, doação de comida para moradores de rua e, atualmente, está arrecadando produtos de higiene e água para os desabrigados do litoral paulista.
Os interessados em fazer parte da torcida precisam comparecer até a subsede com documentos pessoais.
Comando Alvi Verde
De Itaquera, desembarcamos no Morumbi - especificamente na Independente. A principal torcida do São Paulo Futebol Clube iniciou os trabalhos em Franca em meados do ano de 2002 com Bruno Roncari, Rodrigo Campanaro e, posteriormente, Leandro Alvino. As reuniões para assistirem aos jogos acontecem desde 2008 e a atual subsede fica na rua Ângelo Leporaci, 123, na Vila Exposição.
A Mancha Alvi Verde está presente desde 2008 em Franca. Fundada por Wellington Ponce, a subsede está localizada na avenida Dom Pedro, 125, Jardim Riviera.
O Pavilhão Nove, subsede Franca, foi fundada em 2008 por Marquinho, Weltinho e Filipe. A base da torcida está localizada na avenida São Pedro, 784, no City Petrópolis.
A torcida organizada da Francana, Comando Alvi Verde, foi procurada pela reportagem, mas não se posicionou até o fechamento da reportagem.