"Uma geração que sofre com depressão". As palavras foram ditas pelo escritor, historiador e professor Leandro Karnal durante palestra realizada na noite desta quarta-feira, 15, no salão nobre da Faculdade de Direito de Franca (FDF).
Cerca de 900 pessoas, entre estudantes, professores e convidados, prestigiaram a palestra que abordou o tema "o mundo pós-pandemia".
Karnal subiu ao palco por volta das 20 horas, agradecendo o convite feito pela faculdade e afirmando ser um prazer retornar em Franca.
Após as formalidades, um dos assuntos iniciais abordados na palestra foi a dependência da população pela internet. "Tenho diante de mim um mundo que publica sobre si (...) uma geração que sofre com depressão".
Diante deste cenário, o historiador ressaltou os malefícios causados pelo mundo on-line, sendo um deles o julgamento promovido por todos. "Não há o que diga que você não será julgado pelo tribunal da internet".
O historiador brincou ao dizer que aprendeu com os desgostos proporcionados pelas redes sociais. "De cancelamento em cancelamento, vamos crescendo".
Mediante aos constantes ataques, Karnal reforçou a importância de quebrar tabus e procurar ajuda médica – como psicólogos e psiquiatras – quando necessário. "Somos ignorantes em relação às doenças mentais".
Professor de carreira, Karnal foi enfático ao orientar a plateia, em sua grande maioria formada por alunos, que tirem tudo aquilo que seus professores têm para ensinar.
"Explorem os professores como profissionais da informação. Mas o futuro é seu", finaliza.