Um portal afiliado à rede
07 de maio de 2024

SUCESSO

Fé e superação: Iansa comemora 12 anos de serviços à comunidade em Franca

A fundação do Iansa se deu após Eliana Bonine ser diagnosticada com câncer de mama em setembro de 2010; conheça a história da instituição.

Por Jéssica Reis
da Redação

02/02/2023 - Tempo de leitura: 4 min

Divulgação

Equipe e voluntários da Casa Iansa

A Casa de Apoio I.A.N.S.A (Instituição de Apoio a Nossa Senhora Aparecida) completa nesta quinta-feira, 2, 12  anos de fundação. A história do espaço é repleta de fé e superação. Para comemorar o aniversário, a instituição programou um bolo de aniversário e show com o cantor Paulo Gimenes.

A fundação do Iansa se deu após Eliana Bonine ser diagnosticada com câncer de mama em setembro de 2010. Após sofrer com seu diagnóstico, Eliana decidiu lidar diferente com sua adversidade. Apoiada e amparada pela família, ela decidiu alugar uma pequena casa nas proximidades do Hospital do Câncer de Franca e passou a convidar as pessoas em tratamento ou em acompanhamento de pacientes, no então hospital, para conhecerem o espaço alugado e ainda receber de forma gratuita uma refeição, e quando necessário a se hospedarem na casa.

"Sofri demais com meu diagnóstico, não sabia lidar. Foi quando Deus me tocou e me inspirou, eu entendi que tinha um novo propósito na vida e que não estava passando por tudo aquilo sem aprender algo. Foi quando no meio do meu turbilhão, em 2 de fevereiro de 2011, criei a casa Iansa, com o objetivo de ajudar pessoas que passavam pelo mesmo que eu e suas famílias", conta a fundadora da instituição, Eliana Bonine.

Os trabalhos cresceram, o número de atendidos também e a cada ano um passo maior era dado em direção à realização de um sonho que já era sonhado por um grupo cada vez maior de apoiadores e voluntários que se identificaram com esta obra tão envolvente e ao mesmo tempo linda.

No começo, o projeto era pequeno e aos poucos foi ganhando apoiadores e incentivadores. Mesmo com muitas dificuldades, a Casa de Apoio Iansa se transformou em uma ONG, sem fins econômicos, o que abriu muito mais oportunidades para Eliana e sua equipe.
   
Em 2016, um doador anônimo da cidade doou um terreno com quase dois mil metros quadrados, para que ali fosse construída uma sede própria para a ONG. Já em 2017, foi inaugurada a nova casa de apoio Iansa.

Atualmente, o Iansa conta com duas sedes, uma na avenida Luís Vaz de Camões, número 2901, no Jardim do Éden e a outra na rua João de Góes Conrado, número 2570, no bairro São José. Para acolher especificamente cada pessoa ou familiar, o Insa conta com projetos específicos.


Programa Porto Seguro:

Programa Bem te Vi:

Programa Beija Flor:

Programa  I.A.N.S.A. e a comunidade:

Para custear todos  os projetos, o Iansa realiza promoções e conta com a ajuda da população. "A casa de apoio vive basicamente da ajuda da comunidade, que nos auxilia através de contribuições mensais, doações em geral, comprando e participando dos novos eventos promocionais como: bazares, pizza, lasanha, jantares, Festa das nações, entre outras. Temos dois bazares permanentes de roupas, calçados e móveis, sendo um em cada unidade. E já recebemos destinação de emendas parlamentares específicas para compra de equipamentos. No total, temos um custo de R$ 50 mil mensais, entre projetos, ações e nossos 8 funcionários devidamente registrados. Todos os outros que trabalham conosco são voluntários", explicou a fundadora.

Os interessados em ajudar o espaço podem fazer parte da venda de pizza solidária, no valor de R$ 30, que será entregue no próximo dia 11 de fevereiro. Basta entrar em contato com o telefone (16) 99399-9314, ou pelas redes sociais da instituição no Instagram ou no site.