Um portal afiliado à rede
04 de maio de 2024

CONTAMINAÇÃO

Funcionários da Santa Casa apontam contaminação na água por vazamento de esgoto

Canos de esgoto teriam quebrado e material poluído teria se misturado com a água da caixa; Sabesp foi acionada, e Santa Casa confirma entupimento do esgoto.

Por Heloísa Taveira
da Redação

30/01/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca

Dirceu Garcia/GCN

Santa Casa: 'Foi realizada a limpeza completa do local e todos os testes que garantem a qualidade da água'

Funcionários da Santa Casa de Franca denunciaram um problema na rede de encanamento do hospital há algumas semanas. Isso teria resultado na contaminação da água de vários setores. Os canos de esgoto teriam quebrado e se misturado com a água da caixa.

Bruno Teran Silva, auxiliar de farmácia, trabalha há nove anos na instituição. Após ingerir a água, passou mal e teve que ir ao plantão médico.

“Muitos funcionários ingeriram essa água, inclusive eu. Tive muito mal-estar por dois dias, virose e diarreia”, disse Bruno, ressaltando que a água e os ralos tinham cheiro forte.

O funcionário afirmou que, pela insegurança, não está utilizando mais a água do hospital. “Além do constrangimento, temos que gastar nosso salário para comprar água todos os dias, pois nossa função exige muito desgaste físico e mental”.

Um outro funcionário, que preferiu ter sua identidade preservada, afirmou que o hospital não deu nenhuma posição e que não forneceram exame às pessoas que trabalham no local. “Vários funcionários de atestado com os mesmos sintomas”.

Sabesp confirma
A Sabesp informou que houve um problema interno no sistema de abastecimento de água da Santa Casa, e que a instituição solicitou apoio. “A Companhia atendeu e prestou o auxílio necessário para que o hospital não ficasse desabastecido”, disse a empresa, em nota.

Posição da Santa Casa
Procurada, a Santa Casa de Franca informou que na última quarta-feira, 25, em uma manutenção de rotina, foi verificado o entupimento no esgoto do hospital geral, e que o local foi desentupido no mesmo dia, no período da noite, por uma empresa especializada.

"A Sabesp foi acionada e fez o abastecimento direto nas caixas d'água superiores de todo o hospital. Foi realizada a limpeza completa do local e todos os testes que garantem a qualidade da água", afirmou a instituição, através de nota.

Não houve retorno, até o fechamento desta matéria, sobre a contaminação da água e sobre os funcionários que se sentiram mal após a ingestão.