O Brasil cresceu US$ 8,1 bilhões em receita de vendas no e-commerce em 2022, em comparação com o dado de 2021, segundo o estudo Latin America 2022, da empresa pesquisadora Retail X. A pesquisa indica, portanto, que o cenário do comércio eletrônico no país é um dos mais favoráveis da América Latina. Em Franca, essa realidade não é diferente.
O setor entrou em 2023 bem aquecido. Atualmente o município é a segunda cidade que mais envia pedidos no Estado de São Paulo e a quinta no Brasil segundo os Correios.
A cidade conta com o Comitê de Líderes de E-commerce, que foi criado com propósito fomentar o setor de comércio eletrônico em Franca. O grupo se reúne periodicamente com diversas ações como: treinamentos, visitas técnicas, workshops, imersões, dentre outras atividades. Através desses encontros, são desenvolvidos conhecimento e networking para todo o grupo.
Segundo o presidente da ComEcomm (Comitê de Líderes de E-commerce) de Franca, William Israel, de 32 anos, são mais de 60 membros filiados ao Comitê. "Temos vários cases de sucesso em variados segmentos. O calçado se destaca pela força industrial que ainda existe em nossa cidade, seguido pelo setor de confecção".
Willian acredita que Franca esteja colhendo bons frutos como consequência do movimento feito por empresários francanos nos últimos anos. "O empresário francano tem como característica natural saber superar grandes crises. Nos últimos anos pré pandemia, o comércio eletrônico já crescia cerca de 10% ao ano, e nossa cidade soube entender bem essa alteração no comportamento do consumidor. Com a pandemia em 2020, o comércio eletrônico explodiu e muitos empresários aproveitaram o bom momento para expandir e solidificar suas operações. Hoje Franca é um polo de e-commerce, muito pelo esforço de cada empreendedor que apostou em adquirir conhecimento nesta área e reinventar seus negócios", explicou.
Para 2023, os desafios do setor não diferem de outros setores da economia. "Com projeção de inflação alta e retração do consumo, cabe a cada empresário buscar estratégia eficiente afim de superar os obstáculos que se apresentam no horizonte para manter o ritmo de crescimento apresentado historicamente no setor. Franca é tão forte no e-commerce, que em 2022 recebemos a primeira edição da ExpoEcomm, maior feira de E-commerce do interior. O evento já está confirmado para 2023 e recebe apoio de entidades importantes da cidade como a Prefeitura de Franca, Acif e o próprio ComEcomm", finalizou.
Cases de sucesso em Franca
Uma cidade como Franca que tem uma movimentação econômica grande, tem várias histórias de empreendedores de sucesso. No ramo do e-commerce não é diferente. Exemplo disso é o empresário Lucas Johnny Castro, de 38 anos. O francano abriu há 5 anos a Lucas Lunny, empresa que vende produtos de vestuário pela internet. "Sempre trabalhei com comércio físico, mas logo fui percebendo que as vendas estavam caindo, e foi aí que eu percebi que precisava melhorar meu faturamento. Daí surgiu a ideia de começar a vender on-line. Fiz a minha marca e comecei a vender nos marketplaces. Trabalho na área de vestuário já tem mais de 15 anos, mas sempre tive vontade de ter a minha própria marca de roupa. Há 5 anos resolvi lançar e vender no marketplace, hoje temos uma quantidade legal de vendas no mercado", explicou.
O empresário ainda reforça que essa é uma área que está crescendo muito. "Com a pandemia, o mercado de vendas on-line cresceu bastante, muitas pessoas que nunca tinha feito compras on-line começaram a fazer e gostaram", finalizou.
O empreendedorismo passado de geração para geração também se rendeu a tendência do e-commerce. É o caso de Jacqueline Cristina Fernandes Vieira Coelho, de 30 anos, que é dona da Carolla Ferraro. A empresa, que é do segmento de moda feminina. existe desde 2012 e apesar de contar com uma loja física, após a pandemia seu setor on-line se fortificou e virou seu carro forte.
Mesmo com a loja física, Jacqueline sabe o quanto o e-commerce é uma possibilidade de crescimento. "Eu enxergo como uma grande oportunidade de crescimento em grande escala. Através do online conseguimos alcançar o inimaginável, um mercado que vem crescendo a cada dia, eu sinceramente acredito que todo mundo deveria investir no online, pois tem um potencial surpreendendo", explicou.
A loja, que começou no início com um investimento pequeno, já chegou a faturar alto. "Foi com R$ 700,00 que comecei a jornada e história com minha tão amada Carolla Ferraro, que já chegou a faturar seus 7 dígitos mensais por meio do site e loja física oferecendo estilo e autoestima através dos looks para mulheres de todo Brasil. Em minhas redes sociais, tenho mais de 270 mil seguidores, gerando desejo e influenciando milhares de pessoas a se vestirem como eu", concluiu.
"Eu trabalhava em uma loja na qual foi vendida, vi uma porta se fechando para mim, lá atrás eu não entendia, mas hoje é tudo muito claro, e a frase 'Deus fecha uma porta para abrir outra maior ainda' nunca fez tanto sentido. Saí dessa loja e fui trabalhar na área administrativa, isso me fez enxergar o quanto eu amava vendas, atendimento ao público, moda e tudo que é relacionado à comunicação. Então, ainda trabalhando na área administrativa, comecei a vender roupas por amar muito e poder ter uma renda extra. Vendia para amigos e familiares. Com menos de um ano conciliando CLT com essa paixão por vendas, percebi que fazendo duas coisas eu não conseguia me dedicar em nenhuma da forma que gostaria, então, resolvi arriscar, embarquei em um sonho e saí totalmente da minha zona de conforto, que foi quando abri a minha loja física", contou a empresária.