Quem precisa regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá uma oportunidade neste sábado, 21, através do mutirão promovido pelo Poupatempo juntamente com o Detran em todo o Estado. Em Franca, a unidade do Poupatempo fica na rua Ouvidor Freire, Centro da cidade.
O mutirão vai atender os motoristas que precisam regularizar o documento até o dia 31 de janeiro. Os condutores que possuem vencimento da CNH previsto a partir de 1º de janeiro de 2023 em diante precisam providenciar a renovação do documento no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento.
Além disso, motoristas que tiveram o documento vencido em maio de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido por meio da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21, também precisam atualizar a CNH até o final de janeiro.
O agendamento para o atendimento presencial durante o mutirão, que irá até as 13h, deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
O atendimento presencial será apenas na unidade do Poupatempo. “O mutirão vai ajudar os motoristas que estão com as carteiras de habilitação vencidas, principalmente por conta da pandemia em que os prazos ficaram suspensos. É uma ação específica voltada para esse serviço. Será o primeiro mutirão do ano. É preciso agendar antes de ir ao Poupatempo”, explica João Ricardo, assessor da unidade do Poupatempo de Franca.
A punição para quem não renovar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira além de multa no valor de R$ 293,47.
Renovação digital
Para renovar a CNH de forma digital basta acessar os canais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br, APP do Poupatempo ou WhatsApp do Detran-SP (11-2178-9494). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
O condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B deve selecionar a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. Nos casos de profissionais que exercem atividade remunerada, é necessário que se faça também o exame psicológico.
Para as renovações das categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. A taxa de emissão da CNH e de R$ 124,06.