27 de dezembro de 2025
RELIGIÃO

Bispo dom Paulo Beloto exalta importância de Bento XVI para a Igreja: 'uma grande perda'

Por Jéssica Reis | da redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
O bispo da Diocese de Franca, dom Paulo Roberto Beloto e o papa Bento XVI, que o nomeou em 2006

Aos 95 anos, morreu nesta sábado, 31, o papa emérito Bento XVI. Com a notícia, o bispo da Diocese de Franca, dom Paulo Roberto Beloto, fez questão de exaltar a imagem do cardeal diante da história da Igreja Católica.

"Essa é uma grande perda para nós. Mas ao mesmo tempo é um momento de agradecer a Deus, pela presença e o significado da presença do Papa Bento na hstória da Igreja, não apenas como papa, mas como padre, como bispo, como cardeal  e também como papa, nesse não tão longo período em que exerceu o cargo", explicou o bispo, ao lembrar que Bento XVI ficou marcado pela decisão de renunciar ao papado em 11 de fevereiro de 2013.

O sacerdote contou ainda sobre a inteligência do religioso alemão. "Ele era um grande teórico, possuia uma inteligência maravilhosa e nos deixou textos incríveis de uma sabedoria profunda sobre Jesus Cristo, sobre liturgia e tantos outros assuntos. Conseguiu conduzir com toda a sua sabedoria a Igreja Católica em um momento difícil, sem nunca perder sua humildade" contou dom Paulo.

Para o bispo de Franca, o legado de Bento XVI foi ainda mais especial. "Tenho um carinho ainda maior por Bento, pois fui nomeado por ele, no período do seu pontificado, em 2006. E agora, agradecemos a sua vida a Deus e tudo o que ele significa para nós. Rezamos para que Deus  agora o acolha na vida eterna", disse o religioso.

Após ser nomeado, dom Paulo conseguiu se encontrar com o religioso alemão em três ocasiões. A primeira, quando foi fazer um curso em Roma, na Itália. Na segunda, foi uma visita ao Vaticano, em que conseguiu falar com Bento XVI, e a última em 2007, quando o papa visitou o Brasil. "Ele sempre foi educado, cordial, de uma simplicidade única, sempre disposto para responder todas as nossas perguntas. Todas essas ocasiões estão marcadas em mim como especiais", relatou.

Segundo dom Paulo, até em seus últimos momentos Bento não perdeu sua fé e gratidão para com Deus. "Ele dizia para todos que não estava se preparando para a morte, e sim para um encontro. Olha que bonito isso. Ele tinha certeza que se encontraria com Deus", finalizou.

Até o fechamento desta matéria, ainda não havia divulgação sobre o funeral de Bento XVI. As dioceses aguardam o pronunciamento do Vaticano sobre como ocorrerão os trâmites e honrarias ao papa emérito.