“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
I Coríntios 13.13.
Neste momento em que um novo ano se avizinha, gostaria de compartilhar com o amado leitor o quanto o tripé de sustentação da vida cristã precisa estar em evidência em nossas vidas.
Amor, fé e esperança. Sem estes fundamentos, dificilmente venceremos nossas batalhas, dentro da perspectiva cristã.
Contudo, como o próprio texto diz, o amor é a maior de todas as virtudes. Jamais nessa vida seremos capazes de dimensionar como o Senhor tem nos amados desde a eternidade.
Como poderíamos entender isso? Entender que num tempo, quando nem o tempo havia, Ele assim o resolveu, de maneira que até hoje não existem palavras para expressar a magnitude desse Amor?
O próprio Jesus disse que ele, seu Pai, simplesmente “Amou de tal maneira que deu seu Filho, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Lá estava o Altíssimo amando graciosamente e providenciando os laços que nos uniriam a si pelo seu filho, Cristo Jesus.
Quando nós, filhos e filhas, achamos um tempo na agitação da vida para pensar sobre isso, percebemos que esse amor tem nos alcançado por todos os lados.
O Senhor nos tem amado unicamente porque estamos em Cristo Jesus; porque Ele interveio na eternidade e supriu definitivamente as nossas necessidades espirituais.
O sentimento de culpa que pelo Espírito Santo a nós foi revelado, não nos perturba mais, pois o seu amor o levou a cancelar toda e qualquer condenação que sobre nós havia. O pecado que nos conduzia à morte está sob os pés de Cristo Jesus, e os céus, sobre nossas cabeças.
É justamente por isto, que precisamos valorizar nossa relação com Deus. Que o amado leitor, tenha a grande satisfação de dar graças a Deus eternamente, por nos haver escolhido para sermos amados tão intensamente, e agradecer a garantia de que jamais haverá nada a nos separar desse amor.
Portanto, que neste novo ano, consigamos investir no amor, pois este é o sentimento mais nobre do livre arbítrio. Este é o único sentimento que pode melhorar nosso mundo.
Então, lute por ele, viva por ele, e acima de tudo valorize o grande amor inefável de Deus. Mesmo que venha ser provado, permaneça fiel ao Senhor. Saiba que nenhuma provação será maior do que nossas forças. Deus terá sempre o cuidado de nos ajudar, mesmo nos momentos difíceis. Não permita que sua vida seja marcada por aquele tipo de comportamento que nos leva a lembrar de Deus, somente quando estamos em dificuldade. Lembremo-nos sempre. Ele é o nosso refúgio, socorro bem presente no dia da angústia. Cuide da fé, alimente a esperança e cuide principalmente do amor.
Feliz do 2023!
Isaac Ribeiro é pastor evangélico e presidente da Assembleia de Deus (Missão) em Franca.