Franca conseguiu uma boa colocação no Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo) de 2022. A cidade ficou na classificação B, lugar que a coloca na melhor nota entre os 11 municípios da Região Nordeste do Estado.
A avaliação foi a primeira a ser divulgada pela Secretaria de Estado de Turismo através do “Programa de Regionalização do Turismo”.
A secretária de Desenvolvimento de Franca, Lucimara Prado, destaca a importância da colocação. Para ela, a notícia chega para alavancar algumas ações já em andamento, buscando projetar os potenciais que a cidade oferece, com sua forte indústria, agropecuária e equipamentos históricos.
Franca também integra a Região Turística Lagos do Rio Grande, antes denominada de ‘Circuito dos Lagos’. Com essa definição, faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, com registro de ata na reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conturesp).
No processo de avaliação, são apuradas informações de diversos aspectos como condições gerais de estrutura, no âmbito rede hoteleira, transportes (aéreo e rodoviário), equipamentos urbanos e rurais disponíveis, entre outros.
Segundo a Prefeitura de Franca, conforme os avanços da cidade for melhorando na estrutura receptiva e capacitação, a cidade ganha mais força para evoluir na economia e geração de empregos.