27 de julho de 2024
HISTÓRIA

Vereador quer ‘Maria Fumaça’ de volta ao prédio da Mogiana

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Redes sociais
'Maria Fumaça' é um dos símbolos de Franca, mas não permanece na cidade

Símbolo da era da ferroviária de Franca, a locomotiva “Maria Fumaça” pode voltar a ser uma atração no prédio da antiga Estação da Mogiana. Não é uma volta ao passado e sim o resgate de um patrimônio histórico que poderia ser instalado próximo ao prédio da antiga estação ferroviária que será revitalizado, se tornando um cartão postal da cidade.

Para isso, o vereador Ilton Ferreira (PL) quer informações sobre o paradeiro da máquina a vapor e pede que ela seja devolvida ao município. Segundo o vereador, a Prefeitura de Franca cedeu a Maria Fumaça para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Campinas, por um período de 25 anos. Depois do período de concessão, a locomotiva seria devolvida totalmente restaurada.

“Em 2016, venceu essa cessão de uso e até a presente data estamos sem a Maria Fumaça. Tivemos uma resposta na semana passada da Prefeitura (informando) que, simplesmente, o Conselho do Patrimônio de Campinas não quer devolver. É uma lei, estamos mandando um requerimento e peço a força do Legislativo, e da mídia, porque a Maria Fumaça é nossa! E ela tem que estar em nossa cidade”, disse Ilton.

O vereador sugeriu que a relíquia poderia ser colocada ao lado do prédio da antiga Mogiana, que será revitalizado. “É um patrimônio cultural, é um patrimônio histórico, podemos colocar lá próximo do prédio da Alta Mogiana, que está sendo reformado na Estação”.

A locomotiva de origem inglesa marca Beyer Peacok foi cedida à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, para restauração e consequente uso para fins turísticos e culturais, permitido pela Lei Municipal nº 4.023, de 4 de dezembro de 1991.